Em 2022, a Seleção Iraniana disputará sua sexta Copa do Mundo e tentará, desta vez, passar pelo menos da fase de grupos, o que não conseguiu nas cinco edições anteriores, em 1978, 1998, 2006, 2014 e 2018. Para isso, contará com a experiência de três participações consecutivas.
A melhor campanha do Irã em Copas aconteceu justamente na edição passada, na Rússia, quando ficou em 3º no seu grupo, com quatro pontos, atrás de Espanha e Portugal, ambos com cinco, e à frente do Marrocos, que somou apenas um. Antes disso, conseguiu a mesma colocação na França.
Entretanto, na ocasião, somou apenas três pontos. Nas outras três edições, ficou em último somando somente um. No ciclo para o Mundial do Catar, o “Team Melli” fez uma boa campanha na Copa da Ásia de 2019, quando chegou à semifinal e caiu para o Japão. Antes disso, ficou na liderança do seu grupo, com sete pontos, superando Iraque, Vietnã e Iêmen. Esse último, inclusive, goleou (5 a 0).
No mata-mata, superou Omã e China, nas oitavas e quartas de final, antes de cair para os japoneses. O bom rendimento seguiu nas Eliminatórias Asiáticas, já sob o comando do croata Dragan Skocic, o atual comandante, que assumiu em fevereiro de 2020, herdando a vaga do belga Marc Wilmots, que deixou a seleção persa por divergências contratuais.
Inicialmente, os iranianos entraram na segunda fase da competição e liderou o Grupo C, com 18 pontos, superando Iraque, Bahrein, Hong Kong e Camboja. Em seguida, na terceira fase, ficou novamente com a liderança, agora da chave A, com 25 pontos, à frente de Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Síria e Líbano.
Com três rodadas de antecedência, a Seleção Iraniana foi a primeira asiática a se garantir no Catar, com exceção da anfitriã, que obteve a vaga de forma automática por ser o país-sede. A classificação veio com uma vitória sobre os iraquianos, no Estádio Azadi Soccer Field, na capital Teerã, que recebeu mulheres nas arquibancadas. Trata-se de um tabu no País e a liberação não é tão recorrente.
Mesmo levando os iranianos à Copa do Mundo, o croata Dragan Skocic foi demitido cinco meses antes da competição. O motivo, segundo a imprensa local na época, foi divergências com os jogadores. Foram 15 vitórias, um empate e duas derrotas do técnico à frente da seleção desde fevereiro de 2020. Porém, a reviravolta veio cinco dias depois, com a readmissão diante da repercussão negativa, mas, às vésperas do torneio, foi novamente demitido para a contratação do português Carlos Queiroz.
Meses antes do Mundial, a relação entre jogadores e membros do parlamento iraniano não era boa. De um lado estavam as críticas e de outro as respostas dos selecionados, destaque para Mehdi Taremi, que defende o Porto, de Portugal, um dos principais nomes do grupo. O pedido era para que os políticos se concentrassem em resolver os problemas do povo, citando que, na edição passada, fizeram bonito na Copa do Mundo.
O mesmo craque iraniano chegou a ser afastado da Seleção Iraniana por desavenças com Dragan Skocic entre o fim de 2021 e começo de 2022. Outra polêmica que cercou os persas foi a possiblidade de serem impedidos de participar do Mundial por causa do impedimento de 2 mil mulheres de entrar no estádio na vitória sobre o Líbano pelas Eliminatórias, isso mesmo com ingressos em mãos. Entretanto, a Fifa não quis chegar ao extremo, embora não concordasse com a atitude.
A Seleção Iraniana está situada no Grupo B da Copa do Mundo 2022, ao lado de Inglaterra, País de Gales e Estados Unidos. Os iranianos são, na teoria, os mais limitados tecnicamente ao lado dos galeses, mas a esperança de surpreender existe. Para isso, contará com alguns destaques individuais, como o já citado Mehdi Taremi, além de Allahyar Sayyadmanesh, que em 2018 era uma das 60 maiores promessas do planeta, segundo o jornal inglês “The Guardian”.
Elenco da Seleção Iraniana de 2022
Goleiros
- Alireza Beiranvand
- Hossein Hosseini
- Payam Niazmand
- Amir Abedzadeh
Laterais direitos
- Ramin Rezaeian
- Sadegh Moharrami
Zagueiros
- Hossein Kanaani
- Morteza Pouraliganji
- Shoja Khalilzadeh
- Majid Hosseini
Laterais esquerdos
- Ehsan Hajsafi
- Abolfazl Jalali
- Milad Mohammadi
Volantes
- Roozbeh Cheshmi
- Saeid Ezatolahi
Meias
- Ali Karimi
- Saman Ghoddos
- Ahmad Nourollahi
Atacantes
- Mehdi Taremi
- Alireza Jahanbakhsh
- Sardar Azmoun
- Mehdi Torabi
- Karim Ansarifard
- Vahid Amiri
- Mehdi Ghaedi
- Ali Gholizadeh
Técnico
- Carlos Queiroz