A Copa do Mundo de 1974 celebrou a 10ª edições de mundiais. Ao levantar a taça Jules Rimet a Seleção Alemã amenizou as tensões da Guerra Fria. Os alemães conseguiu o feito de parar a talentosa Holanda de Johan Cruyff.
Para o torneio em casa, o técnico Helmut Schon chamou um grupo mesclado com veteranos que levaram medalha de bronze de 1970, e as promessas surgidas na Eurocopa de 1972. Um bom time, mas ofuscado pelo favoritismo do Brasil – que defendia o título – e sobretudo, da Seleção Holandesa, que revolucionava o futebol com jogadores sem posição fixa.
A Alemanha caiu numa chave com Chile, Austrália e sua compatriota, a Alemanha Oriental. A vitória veio contra sul-americanos e australianos. Os jogadores do outro lado do muro saíram com a vitória na última rodada. Apesar da derrota, estavam classificados.
Na segunda fase, onde dois novos grupos eram formados, a Die Mannschaft enfrentou apenas europeus: Polônia, Suécia e Iugoslávia. A primeira vitória veio contra os iugoslavos (0 a 2). Os alemães também não decepcionaram contra a Suécia (4 a 2). A última foi decisiva, o confronto contra a Polônia definiu quem iria à final. O jogo foi difícil, mas o centroavante Gerd Muller garantiu a Seleção Alemã (1 a 0).
No outro grupo, a Holanda fez sua parte e também chegou à final. Os holandeses confirmaram o favoritismo jogo após jogo. Nas eliminatórias, davam um show de bola com dribles e goleadas. Na primeira fase da Copa do Mundo enfrentaram Bulgária, Uruguai e Suécia. Na segunda, botou na roda o tricampeão Brasil, de Rivelino, além da outra Alemanha e da Seleção Argentina. Tinha tudo para ser um grande jogo.
Na final, o olhar dos 75 mil alemães no Olympiastadion, em Munique, viram a Holanda fazer o primeiro com apenas um minuto. O Carrossel Holandês não deixou os alemães tocarem na bola, gerando um pênalti. O meia Neeskens cobrou e abriu o placar. Depois de tanta insistência, uma nova penalidade aos 25 minutos. Dessa vez, para os anfitriões. Breitner chuta, bola para um lado e goleiro para outro. Foi o empate alemão.
A virada veio ainda no primeiro tempo pelos pés de Muller. O goleador recebeu e bateu rasteiro no canto. A segunda etapa foi quente, com muitas chances de gols desperdiçados. A nervosa Holanda não conseguiu colocar sua tática em campo e Cruyff era anulado por Beckenbauer. Nada ocorreu, o jogo já foi resolvido no primeiro tempo (2 a 1). Alemanha campeã da Copa do Mundo de 1974.
Apesar da derrota, Johan Cruyff foi premiado como o melhor jogador da competição. A Holanda entrou para a história como uma das melhores seleções de todos os tempos. Já Beckenbauer, conquistou sua primeira Copa e mais tarde, em 1990, viria outra taça, desta vez como técnico. Para a Seleção Brasileira restou o quarto lugar ao perder para a Polônia.
Elenco da Seleção Alemã de 1974
Goleiros
- Sepp Maier
- Norbert Nigbur
- Wolfgang Kleff
Laterais direitos
- Berti Vogts
Zagueiros
- Franz Beckenbauer
- Hans-Georg Schwarzenbeck
- Horst-Dieter Höttges
- Bernhard Cullmann
Laterais esquerdos
- Helmut Kremers
Volantes
- Rainer Bonhof
- Paul Breitner
- Jupp Kapellmann
Meias
- Wolfgang Overath
- Bernd Holzenbein
- Herbert Wimmer
- Gunter Netzer
- Heinz Flohe
Atacantes
- Uli Hoeneß
- Jurgen Grabowski
- Gerd Muller
- Dieter Herzog
- Jupp Heynckes
Técnico
- Helmut Schon