Na temporada 2004, o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Colorado começou o ano de forma positiva com a conquista do Gauchão. Na primeira fase, terminou na 1ª colocação em seu grupo, com 15 pontos conquistados. Na semifinal, superou o Juventude (3 a 2) no Alfredo Jaconi na ida.
Na volta, o Inter voltou a vencer (2 a 1), no Beira-Rio. Chegando na decisão, em jogo único, o Saci levou a melhor (2 a 1), no Montanha dos Vinhedos.
Entrando direto semifinal do Estadual, o time de Porto Alegre encarou o Glória. Em jogo único disputado na casa colorada, os times empataram no tempo normal (2 a 2), mas os mandantes vencera nos pênaltis (4 a 1).
O adversário na decisão foi o Ulbra, em confronto único, em Canoas. Em jogo disputado, o Colorado foi o vencedor (2 a 1) e garantiu o troféu de campeão mais uma vez.
Já na Copa do Brasil, a equipe gaúcha realizou uma campanha mediana. Depois de superar Confiança-SE e Prudentópolis-PR, na primeira e segunda fase. No entanto, foi eliminado ainda nas oitavas de final para o Vitória.
Na ida, no Beira-Rio, os times empataram (1 a 1) e, na volta, no Barradão, o Rubro-Negro levou a melhor (3 a 1). Com o resultado, o Internacional se despediu da Competição Nacional.
Chegando na Sul-Americana, o Inter superou Figueirense e Cruzeiro nas primeiras fases. Nas quartas de final, outro sucesso: eliminou o Junior Barranquilla, da Colômbia, com uma vitória fora (1 a 0) e empate em casa (1 a 1).
O oponente na semifinal foi o Boca Juniors, da Argentina. Desta vez, no entanto, não deu para o time de Porto Alegre, que deixou a competição com uma derrota em casa (4 a 0) e empate em La Bombonera (0 a 0).
Quanto ao Brasileirão, o Colorado protagonizou uma campanha mediana, terminando na 8ª colocação, com 67 pontos somados nas 46 rodadas. À época, a competição contava com 24 equipes. Com isso, o Saci conquistou uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Internacional de 2004
Goleiros
- Clemer
- André Doring
- Fabiano Heves
Laterais direitos
- Élder Granja
Zagueiros
- Bolívar
- Alexandre Lopes
- Wilson
- Juan Herbella
- Sangaletti
Laterais esquerdos
- Vinícius
- Galego
- Chiquinho
- Kauê
Volantes
- Edinho
- Diego Gavilán
- Marabá
- Marcelo Labarthe
- Wellington
- Álvaro Pires
Meias
- Alex
- Danilo Gomes
- Cleiton Xavier
- Ederson
- Diego Barcellos
- Fernando Miguel
- Diogo Barcellos
- Felipe Athirson
Atacantes
- Fernandão
- Nilmar
- Rafael Sóbis
- Dauri
- Oséas
- Didi
- Gaúcho
- Rodrigo Paulista
- Gláucio
Técnicos
- Lori Sandri
- Joel Santana
- Muricy Ramalho