Na temporada 2005, o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Colorado começou o ano com o pé direito vencendo o Gauchão. Na primeira fase, ficou em 2º em seu grupo, com 15 pontos, cinco a menos que o 1º Glória, com 20. Na segunda fase, no entanto, a situação se inverteu.
Precisamente, o Inter ficou em 1º, com 15 pontos, cinco a mais que o Glória, com 10. Com isso, o time de Porto Alegre avançou à final para encarar o líder do outro grupo, que foi o 15 de Novembro.
No jogo de ida, no Beira-Rio, o Saci conseguiu uma boa vitória (2 a 0). Entretanto, na volta, fora de casa, o Colorado perdeu pelo mesmo placar (2 a 0) e a decisão foi para os pênaltis. Nelas, o Internacional levou a melhor (2 a 1) e se sagrou campeão.
Já na Copa do Brasil, a equipe gaúcha não foi bem. Depois de superar Chapadão-ES e Friburguense-RJ, na primeira e segunda fase, caiu de forma precoce para o Paulista, que viria a ser campeão em seguida. Foi uma vitória para cada lado, em suas respectivas casas, mas o time do Sudeste venceu nos pênaltis (4 a 2).
Quanto a Sul-Americana, o Colorado encarou o São Paulo na preliminar brasileira. Com uma vitória em Porto Alegre (2 a 1) e um empate no Morumbi (1 a 1), a equipe gaúcha avançou. Nas oitavas de final, o adversário foi o Rosário Central, da Argentina.
Em solo argentino, o Internacional beliscou uma vitória magra (1 a 0) e o empate no Beira-Rio (1 a 1) confirmou a classificação. Porém, nas quartas de final, o Saci encarou outro “Hermano” e, desta vez, foi eliminado. Em casa, os gaúchos até venceram (1 a 0), mas, em La Bombonera, foram goleados (4 a 1) e se despediram diante do futuro campeão.
No Brasileirão, o Internacional teve chances reais de ser campeão, chegando a liderar por muitas rodadas. Porém, com a polêmica da Máfia do Apito e erros de arbitragem, o Colorado ficou em 2º, com 78 pontos, três a menos que o vencedor Corinthians, que somou 81. De consolação, obteve vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Internacional de 2005
Goleiros
- Clemer
- Renan
- André Doring
- Marcelo Boeck
Laterais direitos
- Ceará
- Élder Granja
Zagueiros
- Índio
- Bolívar
- Wilson
- Ediglê
Laterais esquerdos
- Vinícius Conceição
Volantes
- Diego Gavilán
- Edinho
- Tinga
- Perdigão
- Edmílson
- Wellington
- Augusto Recife
Meias
- Alex
- Márcio Mossoró
- Jorge Wagner
- Diego Barcellos
- Ricardinho
Atacantes
- Fernandão
- Iarley
- Wason Rentería
- Rafael Sóbis
- Gustavo Papa
- Rodrigo Paulista
- Souza
- Leandrão
- Michel Neves
- Diogo Carioca
Técnico
- Muricy Ramalho