Na temporada 2006 o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Taça Libertadores da América, a Série A do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes.
Foi um ano muito especial na história do Colorado, que não começou tão bem assim. No Gauchão, foi o vice-campeão para o Grêmio. Antes disso, terminou a primeira fase em 1ª no seu grupo, com 23 pontos, sete a mais que o 2º, Caxias, com 16.
Chegando na segunda, o Inter também liderou sua chave, desta vez, com 18 pontos, 10 a mais que o 2º, novamente o Grená da Serra, que somou oito. Com isso, o time de Porto Alegre avançou à final contra o arquirrival.
No jogo de ida, no Estádio Olímpico, os times empataram sem gols (0 a 0) e, no encontro volta, no Beira-Rio, ficaram no empate novamente, só que com uma bola na rede para cada lado (1 a 1), o que rendeu o título ao Tricolor pelo critério de gol fora.
Daqui em diante, no entanto, foi só alegrias para o lado vermelho da capital gaúcha. Na Libertadores, o Inter se sagrou campeão pela primeira vez em sua história. Na fase de grupos, ficou com a 1ª posição da sua chave, com 14 pontos. Os adversários foram Nacional, do Uruguai, Unión Maracaibo, da Venezuela, além do Pumas UNAM, do México.
Passando para o mata-mata, o Colorado superou novamente os uruguaios, LDU, do Equador, e Libertad, do Paraguai, nas oitavas de final, quartas de final e semifinal. O oponente na decisão foi o São Paulo, e o Saci conseguiu o troféu com uma vitória em pleno Morumbi (2 a 1) e um empate no Beira-Rio (2 a 2).
No Brasileirão, a equipe gaúcha disputou o título com o mesmo Tricolor Paulista, mas desta vez não teve chance. Precisamente, o Internacional ficou em 2º, com 69 pontos, enquanto os são-paulinos somaram 78 e foram campeões. De qualquer forma, foi uma bela campanha e renderia uma vaga na Liberta do outro ano, mas, como venceu esta edição, a equipe colorada já estava garantida.
Fechando a temporada, o Internacional representou a América do Sul no Mundial de Clubes do Japão e fez bonito. Na semifinal, superou o Al-Ahly (2 a 1), do Egito, e conseguiu o feito de vencer o Barcelona (1 a 0), da Espanha, de Ronaldinho e tantos outros craques, com o inesquecível gol de Adriano Gabiru e foi campeão mundial.
Elenco do Internacional de 2006
Goleiros
- Clemer
- Renan
- Marcelo Boeck
Laterais direitos
- Ceará
- Élder Granja
- Marcos Camozzato
Zagueiros
- Índio
- Bolívar
- Fabiano Eller
- Ediglê
- Danny Morais
Laterais esquerdos
- Rubens Cardoso
- Chiquinho
- Martín Hidalgo
- Ramon
Volantes
- Edinho
- Fabinho
- Wellington Monteiro
- Perdigão
- Tinga
- Maycon
- Álvaro Pires
Meias
- Alex
- Adriano Gabiru
- Jorge Wagner
- Márcio Mossoró
- Caio César
- André Pinga
- Fabián Vargas
Atacantes
- Fernandão
- Iarley
- Rafael Sóbis
- Wason Rentería
- Leo Aro
- Luiz Adriano
- Michel Neves
- Ricardo Jesus
- Alexandre Pato
Técnicos
- Abel Braga