Na temporada 2007, o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Taça Libertadores da América, Recopa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Depois de um ano mágico em 2006, o Colorado entrou em 2007 cercado de expectativas, mas a realidade foi outra, começando pelo Estadual. O Saci terminou a primeira fase em 4º no seu grupo, com 25 pontos, isso com apenas os três primeiros avançando.
Portanto, o Inter não avançou à segunda fase disse adeus ao Gauchão de forma muito precoce. Na chave, Juventude, Ulbra e Veranópolis avançara, e para piorar o contexto colorado, o arquirrival Grêmio levou o título.
Na Libertadores a história não foi muito diferente. O Clube do Povo, que entrou para defender o título, foi eliminado ainda na fase de grupos. Precisamente, terminou em 3º em sua chave, com 10 pontos, atrás de Vélez Sarsfield, da Argentina, e Nacional, do Uruguai. O Emelec, do Equador, ficou em último.
Já na Recopa, veio a única alegria na temporada. O Internacional se sagrou campeão diante do Pachuca, do México, apesar de ter pedido o jogo de ida (2 a 1), fora de casa. O motivo foi que, na volta, no Beira-Rio, a equipe brasileira aplicou uma goleada (4 a 0) sobre os mexicanos e garantiu o troféu.
Quanto ao Brasileirão, o Inter protagonizou uma campanha mediana, isso literalmente falando. Depois de 38 rodadas, o Colorado terminou na 11ª posição, com 54 pontos conquistados, o que lhe rendeu vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Internacional de 2007
Goleiros
- Clemer
- Renan
- Marcelo Boeck
Laterais direitos
- Ceará
- Élder Granja
- Diego Bottin
Zagueiros
- Índio
- Sidnei
- Gonzalo Sorondo
- Andrés Orozco
- Gum
- Ediglê
- Tite
- Wilson Roberto
- Rafael Santos
- Danny Morais
Laterais esquerdos
- Marcão
- Martín Hidalgo
- Mineiro
- Rubens Cardoso
- Ramon
Volantes
- Pablo Guiñazú
- Edinho
- Magrão
- Wellington Monteiro
- Maycon
- Magal
- Jorge Luís
- Jonas
- Ji-Paraná
Meias
- Alex
- André Pinga
- Adriano Gabiru
- Perdigão
- Luciano Henrique
- Márcio Mossoró
- Roger Gaúcho
- Fabián Vargas
Atacantes
- Fernandão
- Iarley
- Alexandre Pato
- Luiz Adriano
- Adriano Ferreira
- Christian
- Nilmar
- Michel Neves
- Gil
Técnico
- Abel Braga
- Alexandre Galo