Na temporada 2008, o Internacional disputou a Dubai Cup, o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Colorado começou o ano com o pé direito conquistando a Dubai Cup, torneio de pré-temporada. Os adversários foram Stuttgart, da Alemanha, e Internazionale, da Itália. A equipe brasileira venceu ambos, os alemães (1 a 0) e os italianos (2 a 1).
Em seguida, chegou a vez do Gauchão e mais um troféu na galeria. Depois de uma campanha segura, o Saci encarou o Juventude na decisão. No jogo de ida, no Alfredo Jaconi, um susto, com a derrota magra (1 a 0). Entretanto, na volta, no Beira-Rio, a equipe vermelha aplicou uma goleada histórica (8 a 1) e levou o título.
Na Copa do Brasil, o Inter não teve o mesmo sucesso. Passou por Nacional de Patos-PB, Chapecoense e Paraná, na primeira fase, segunda fase e oitavas de final. Porém, nas quartas de final, parou no Sport, que viria a ser campeão posteriormente. Na ida, em casa, o Colorado até venceu (1 a 0), mas foi superado na volta (3 a 1), na Ilha do Retiro.
Quanto a Sul-Americana, o Saci voltou a soltar o grito de ‘campeão’. Antes disso, avançou por Grêmio, Universidad Católica, do Chile, Boca Juniors, da Argentina, e Chivas Guadalajara, do México, na segunda fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal.
O oponente na final foi o Estudiantes, da Argentina. No confronto de ida, Ciudad de La Plata, a equipe gaúcha beliscou uma vitória (1 a 0), enquanto na volta, no Beira-Rio, foi buscar o empate na prorrogação (1 a 1) e garantiu a conquista. Foi a primeira vez que um brasileiro vencia a competição.
No Brasileirão, o Internacional realizou uma boa campanha, mas nada extraordinário. Terminou em 8º na tabela, com 54 pontos. Normalmente, essa posição renderia uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte, mas o Colorado já estava garantido por ser campeão.
Elenco do Internacional de 2008
Goleiros
- Clemer
- Lauro
- Renan
- Luiz Carlos
- Agenor
Laterais direitos
- Ricardo Lopes
- Jonas
- Rúben Bustos
- Ângelo
Zagueiros
- Índio
- Danny Morais
- Bolívar
- Gonzalo Sorondo
- Álvaro
- Andrés Orozco
- Diogo Pessanha
- Sidnei
- Titi
Laterais esquerdos
- Ramon
- Gustavo Nery
- Marcão
Volantes
- Pablo Guiñazu
- Edinho
- Magrão
- Maycon
- Wellington Monteiro
- Sandro
- Ji-Paraná
Meias
- D’Alessandro
- Andrezinho
- Alex
- Daniel Carvalho
- Rosinei
Atacantes
- Nilmar
- Taison
- Fernandão
- Iarley
- Guto
- Gil
- Walter
- Rodrigo Paulista
- Talles Cunha
- Adriano Ferreira
Técnicos
- Abel Braga
- Tite