Elenco do Internacional 2009

Na temporada 2009, o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga, Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Saci começou o ano com a disputa do Estadual. No primeiro turno, a Taça Fernando Carvalho levou a melhor superando o Grêmio na decisão (2 a 1). No segundo, a Taça Fábio Koff, e desta vez encarou o Caxias na decisão.
Muito diferente da vitória apertada da outra vez, o Inter aplicou uma goleada histórica sobre o oponente (8 a 1) e venceu outro turno. Por isso, o Colorado garantiu o título do Gauchão de forma antecipada, sem precisar de mais uma final.
Na Copa do Brasil, a equipe gaúcha protagonizou uma bela campanha e alcançou mais uma final naquele ano. Entretanto, o Inter não teve chances na decisão contra o Corinthians de Ronaldo Fenômeno. No jogo de ida, no Pacaembu, saiu derrotado (2 a 0) e não conseguiu reverter na volta (2 a 2), no Beira-Rio.
Em mais uma disputa de troféu, o Saci voltou a ficar no quase na Recopa Sul-Americana. O adversário foi a LDU, do Equador, que venceu tanto na ida (1 a 0), na casa colorada, quanto na volta (3 a 0), no La Casa Blanca, em Quito.
Posteriormente, o Internacional disputou a Copa Suruga. Em jogo único contra o Oita Trinita, do Japão, a equipe brasileira saiu com a vitória (2 a 1), no Estádio Big Eyer, localizado na cidade japonesa de Oita, e assim foi campeão.
Quanto a Sul-Americana, o Inter, campeão na edição passada, entrou diretamente nas oitavas de final e não foi nada bem. Precisamente, foi eliminado pelo primeiro adversário, a Universidad de Chile. Depois de um empate no Brasil (1 a 1), os chilenos venceram em casa (1 a 0) e eliminaram os brasileiros.
No Brasileirão daquele ano, a equipe gaúcha chegou muito próxima de encerrar o jejum de título, que não leva desde 1979. Entretanto, na última rodada, o Flamengo, adversário na disputa pelo troféu teve pela frente justamente o arquirrival colorado.
No fim das contas, o Rubro-Negro venceu, terminou com 67 pontos e se sagrou campeão, enquanto o Colorado, segundo colocado, ficou com 65. Para não dizer que tudo foi ruim, a equipe gaúcha beliscou uma vaga na Libertadores do ano seguinte com essa posição.
Elenco do Internacional 2009
Goleiros
- Lauro
- Michel Alves
- Agenor
Laterais direitos
- Danilo Silva
- Daniel Baloy
- Arilton
Zagueiros
- Bolívar
- Índio
- Danny Morais
- Gonzalo Sorondo
- Fabiano Eller
- Álvaro Luiz
Laterais esquerdos
- Kléber
- Marcelo Cordeiro
- Marcão
Volantes
- Pablo Guiñazú
- Sandro
- Magrão
- Glaydson
- Rosinei
- Maycon de Freitas
Meias
- D’Alessandro
- Andrezinho
- Alex
- Giuliano
- Marquinhos Gabriel
- Edú
Atacantes
- Alecsandro
- Taison
- Nilmar
- Luis Bolaños
- Alan Kardec
- Talles Cunha
- Leandrão
- Walter
Técnicos
- Tite
- Mário Sérgio