Na temporada de 2005, o São Paulo disputou o Campeonato Paulista, a Copa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, a Série A do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes.
Ainda no começo do ano, o São Paulo levantou seu primeiro caneco. Pelo Paulistão, em pontos corridos, o Soberano foi campeão estadual ao alcançar o primeiro lugar com 45 pontos, oito a mais em relação ao 2º, Corinthians, com 37.
Na Sul-Americana, os paulistas foram desclassificado ainda nas preliminares. Dentro no Beira-Rio, a ida terminou com a vitória do Internacional (1 a 0). Na volta, no Morumbi, o São Paulo cedeu o empate para o Colorado e foi eliminado (1 a 1).
Em outra competição sul-americana, o Tricolor Paulista levantou mais um troféu. Pela Libertadores, a equipe seguiu invicta e em 1º no seu grupo, com 12 pontos. Na chave estavam ainda Universidad de Chile, Quilmes, da Argentina, e The Strongest, da Bolívia.
Chegando nas oitavas de final, em um Choque-Rei, o São Paulo passou por cima do Palmeiras após duas vitórias, a primeira fora (1 a 0) e a segunda como mandante (2 a 0).
Nas quartas, foi a vez dos mexicanos do Tigres perderem para o Soberano. Após uma goleada na ida (4 a 0), a vitória mexicana na volta (2 a 1)foi insuficiente para evitar a eliminação.
Na semifinal, o Tricolor encontrou o River Plate, da Argentina. O primeiro jogo foi marcado pela vitória são-paulina (2 a 0). Na volta, os brasileiros reafirmaram a superioridade técnica em um novo triunfo (3 a 2).
Na grande final, quem estava do outro lado era um compatriota: Athletico-PR. Com o empate (1 a 1) nos primeiros 90 minutos, no Beira-Rio, o título ficou em aberto para o confronto marcado para o Morumbi.
Na volta, o São Paulo não deu chance para o adversário e aplicou uma goleada (4 a 0). Com a vitória, o SPFC conquistou o tricampeonato da Libertadores. Além do troféu, a equipe estava classificada para a Recopa Sul-Americana do ano seguinte.
Com a Glória Eterna na mala, o Tricolor Paulista viajou para o Japão para disputar o Mundial de Clubes da FIFA. Entrando já na semifinal, o clube paulista enfrentou o Al-Ittihad, vencedor da Liga dos Campeões da Ásia. O Soberano superou os sauditas (3 a 2) e avançou à final.
Contra o Liverpool, os brasileiros decidiram qual era o melhor clube do mundo. Em Tóquio, o São Paulo bateu de frente com os ingleses e conquistou o tricampeonato mundial (1 a 0).
Apesar das conquistas internacionais, a campanha no Brasileirão foi mediana. Os 58 pontos conquistaram o modesto 11ª lugar, posição que pode ser explicada pelo foco nas demais competições internacionais.
Elenco do São Paulo de 2005
Goleiros
- Roger
- Flávio
- Mateus
- Rogério Ceni
Laterais direitos
- Cicinho
Zagueiros
- Diego Lugano
- Rodrigo
- Edcarlos
- Fabão
- Alex Bruno
Laterais esquerdos
- Júnior
- Fabio Santos
Volantes
- Renan Teixeira
- Denilson
- Mineiro
- Josué
- Daniel Rossi
- Jean
- Davi
- Cesar Sampaio
- Ale
- Arthur
- Marcelo Saragosa
Meias
- Leandro Bonfim
- Souza
- Hernanes
- Danilo
- Marco Antônio
- Chumbinho
- Valber
Atacantes
- Thiago Ribeiro
- Márcio Amoroso
- Christian
- Luizão
- Diego Tardelli
- Leandro
- Roger
Técnicos
- Emerson Leão
- Paulo Autuori