Na temporada 2010, o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa Libertadores da América, a Série A do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes.
O Colorado não levou o título do Gauchão e o começo já indicava isso. No primeiro turno, a Taça Fernando Carvalho, o Inter parou na semifinal para o Novo Hamburgo, com uma derrota (2 a 1) em pleno Beira-Rio.
No segundo turno, a Taça Fábio Koff, a equipe colorada conseguiu levar o troféu superando o Pelotas (3 a 2), em casa, o que a garantiu também na decisão do Estadual, contra o arquirrival Grêmio.
A final da competição aconteceu em jogos de ida de volta. No Beira-Rio, o Saci foi superado (2 a 0) pelo Tricolor, e nem a vitória no Olímpico (1 a 0) evitou que o título fosse para o lado azul de Porto Alegre.
Quanto a Libertadores, o Internacional se sagrou campeão pela segunda vez em sua história. 1º colocado no Grupo 5, com 12 pontos, passou por Banfield e Estudiantes, da Argentina, nas oitavas e quartas de final, e pelo São Paulo, na semifinal, até chegar à final.
O adversário foi o Chivas Guadalajara, do México. No primeiro jogo, o Colorado venceu (2 a 1), no Estádio Omnilife, e voltou a sair com a vitória na volta (3 a 2), no Beira-Rio, levando o troféu. Com isso, conseguiu vaga no Mundial de Clubes e na edição do ano seguinte da Competição Continental.
No Brasileirão, a equipe gaúcha fez uma campanha segura e terminou em 7º, com 58 anos. A competição ficou um pouco de lado devido ao foco no Mundial de Clubes, disputado nos Emirados Árabes Unidos.
O Saci, no entanto, decepcionou na busca pelo segundo título Mundial. Mais precisamente, saiu ainda na semifinal pelo modesto Mazembe, da República Democrática do Congo, com uma derrota (2 a 0), no Mohammed Bin Zayed Stadium.
Na decisão pelo 3º lugar, o Inter enfrentou o Seongnam, da Coréia do Sul, e saiu com o triunfo (4 a 2), no Sheikh Zayed Stadium, o que serviu como um amargo ‘prêmio de consolação’.
Elenco do Internacional de 2010
Goleiros
- Pato Abbondanzieri
- Sílvio
- William Lago
- Lauro
- Muriel
- Agenor
- Renan
Laterais direitos
- Nei
- Libano
Zagueiros
- Bolívar
- Índio
- Juan Jesus
- Gonzalo Sorondo
- Danny Morais
- Fabiano Eller
- Ronaldo Alves
- Bruno Silva
- Wagner Silva
- Danilo Silva
- William Massari
- Arilton
- Ronaldo Conceição
- Igor Rossi
Laterais esquerdos
- Kléber
- Eltinho
- Leonardo Jesus
Volantes
- Tinga
- Sandro
- Elton
- Wilson Matias
- Derley
- Josimar
- Daniel Baloy
- Pablo Guiñazú
Meias
- D’Alessandro
- Andrezinho
- Giuliano
- João Paulo
- Oscar
- Glaydson
- Paulinho Oliveira
- Marquinhos Gabriel
Atacantes
- Leandro Damião
- Taison
- Rafael Sóbis
- Kléber Pereira
- Alecsandro
- Walter
- Marinho
- Ytalo
- Edú
- Eduardo Sasha
- Éverton Costa
- Léo Santos
- Lucas Roggia
- Thiago Humberto
- Guto
- Ilan
Técnicos
- Jorge Fossati
- Enderson Moreira
- Celso Roth