Na temporada 2011, o Internacional disputou o Campeonato Gaúcho, a Recopa Sul-americana, a Copa Libertadores da América, a Copa Audi e a série A do Campeonato Brasileiro.
O Colorado não começou bem o Estadual. No primeiro turno, a Taça Piratini, parou ainda nas quartas de final para o Cruzeiro-RS. Após o empate (1 a 1), no Estádio Beira-Rio, o adversário levou a melhor nos pênaltis (5 a 4).
Em contrapartida, a história foi diferente no segundo turno, a Taça Farroupilha. Na decisão, o Saci encarou o arquirrival, Grêmio, e ficou com o troféu com uma vitória nos pênaltis (4 a 2), em casa, após empate no tempo normal (1 a 1).
O título do Gauchão foi decidido em jogos de ida e volta. O Imortal venceu no Beira-Rio e o Internacional no Olímpico, ambos pelo mesmo placar (3 a 2), mas o lado vermelho de Porto Alegre levou a melhor nos pênaltis (5 a 4) e se sagrou campeão.
Na Recopa, a equipe gaúcha enfrentou o Independiente, da Argentina, e garantiu mais uma conquista. Depois de uma derrota no jogo de ida (2 a 1), em Avellaneda, o Saci venceu (3 a 1), em casa, confirmando o bicampeonato.
Em relação à Libertadores, o Colorado terminou em 1º no Grupo 6, com 13 pontos. Entretanto, não foi muito longe na competição, eliminado nas oitavas de final pelo Peñarol, do Uruguai. No jogo de ida, No Estádio Centenário, a equipe gaúcha empatou (1 a 1), mas, na volta, foi superada em pelos uruguaios em pleno Beira-Rio (2 a 1) e foi eliminada.
Já na Copa Audi, o time encarou o Barcelona, da Espanha, na semifinal, eliminado nos pênaltis (4 a 2) após um empate no tempo normal (2 a 2). Na decisão de terceiro lugar, contra o Milan, da Itália, o Internacional voltou a empatar nos 90 minutos (2 a 2), mas agora venceu nas penalidades (2 a 0).
O Internacional brigou por vaga na Libertadores no Brasileirão e terminou em 5º na tabela, com 60 pontos. Com isso, não se garantiu na Competição Continental de forma direta, mas entrou nas preliminares do ano seguinte.
Elenco do Internacional de 2011
Goleiros
- Muriel
- Agenor
- Lauro
- Rafael Copetti
- Renan
Laterais direitos
- Ilsinho
- Kléber Silva
- Libano
Zagueiros
- Juan Jesus
- Índio
- Rodrigo Moledo
- Dalton
- Rodrigo
- Ronaldo Alves
- Bolívar
- Romário Leiria
- Huenes Mineiro
- Gonzalo Sorondo
Laterais esquerdos
- Kléber
- William Massari
- Fabrício
Volantes
- Daniel Baloy
- Tinga
- Elton
- Wilson Matias
- Zé Mário
- Juliano
- Pablo Guiñazú
- Mario Bolatti
- Sandro Silva
Meias
- D’Alessandro
- Fred
- Milton Júnior
- Andrezinho
- Zé Roberto
- Marquinhos Gabriel
- Augusto César
- Glaydson
- Oscar
- João Paulo
- Ricardo Goulart
- Thiago Humberto
- Marquinhos Vilela
Atacantes
- Marinho
- Eduardo Sasha
- Gato
- Fernando Cavenaghi
- Lucas Roggia
- Gilberto
- Alex Gonçalves
- Leandro Damião
- Jô
- Alecsandro
- Dellatorre
- Rafael Sóbis
- Talles Cunha
Técnicos
- Celso Roth
- Enderson Moreira
- Osmar Loss
- Falcão