Com o início de uma nova temporada, vêm também a chegada de vários reforços para os clubes brasileiros e a janela de transferência do começo de ano é sempre a mais movimentada do futebol brasileiro. Os principais clubes do Brasil buscam se reforçar para mais uma extenuante temporada no país e a chegada de novos jogadores é ansiosamente aguardada pelos torcedores.
Em 2023, o cenário não foi diferente e os clubes brasileiros, principalmente os da Série A, abriram os cofres para qualificar seus elencos e atender os exigentes pedidos das torcidas. Chegadas como as de Gerson no Flamengo e Luis Suárez no Grêmio ganharam destaque nas manchetes esportivas, mas jogadores como Paulinho, do Atlético-MG, e Jhegson Méndez, do São Paulo, também vêm mostrando potencial para ajudar suas equipes.
A temporada segue a todo vapor com a disputa dos campeonatos estaduais, da Copa do Nordeste e o início da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores. Ainda assim, o mercado segue efervescente com inúmeros jogadores e treinadores ainda chegando em seus novos clubes. Na Série A do Campeonato Brasileiro, os principais times continuam alertas às principais oportunidades de mercado para trazer o que há de melhor para seus plantéis e, assim, cumprirem suas metas para o ano de 2023, especialmente nas competições internacionais.
Dos clubes que devem brigar por títulos importantes na temporada, apenas o Palmeiras não se reforçou, além de ter perdido jogadores importantes como Danilo e Gustavo Scarpa, que se transferiram para o Nottingham Forest, da Inglaterra. No entanto, a presidente do clube, Leila Pereira, já declarou estar atenta no mercado e não descartou a chegada de novos jogadores para suprir as lacunas do elenco.
Separamos, a seguir, os principais nomes que chegaram ao futebol brasileiro neste início de temporada.
Paulinho – Atlético-MG
Buscando retornar ao topo do futebol brasileiro e sul-americano, depois de uma temporada decepcionante em 2022, o Atlético-MG foi um dos clubes da Série A que mais se reforçaram. Chegaram jogadores como Igor Gomes, Patrick e Edenílson, além da contratação do técnico argentino Eduardo Coudet.
No entanto, é seguro dizer que a principal contratação do clube mineiro foi a do meio-campista Paulinho, atleta revelado pelo Vasco da Gama e que vinha defendendo o Bayer Leverkusen, da Alemanha.
O Atlético vinha tentando a contratação de Paulinho desde o início de 2022, segundo o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano. Porém, o acordo só foi finalmente selado no final do ano passado, quando o Atlético acertou o empréstimo do jogador junto ao Bayer até junho de 2023.
A chegada de Paulinho será de extrema importância para que o Galo confirme as projeções de futebol na Midnite e levante o caneco do Campeonato Mineiro pela quarta temporada consecutiva.
Gerson – Flamengo
Um dos principais jogadores do elenco que encantou o Brasil sob o comando do técnico português Jorge Jesus, Gerson era um desejo antigo da torcida rubro-negra, que clamava pelo retorno do jogador para comandar o meio-campo do Flamengo ao lado do uruguaio Giorgian de Arrascaeta.
Ao final da temporada do futebol brasileiro no ano passado, surgiram os primeiros rumores de uma possível negociação entre o Flamengo e Olympique de Marseille, então detentor dos direitos de Gerson, pela chegada do jogador revelado pelo Fluminense na Gávea. O que parecia uma transação de extrema dificuldade, por conta dos valores envolvidos, rapidamente se desenrolou e finalmente teve um desfecho favorável para o Flamengo.
O clube carioca anunciou a contratação de Gerson em janeiro, numa negociação que se tornou a mais cara da história do futebol brasileiro, com valores chegando à casa dos 90 milhões de reais (16 milhões de euros). O jogador assinou contrato por cinco anos e logo foi integrado ao elenco comandado por Vítor Pereira.
Apesar de toda a expectativa gerada pela torcida rubro-negra, as primeiras atuações de Gerson no seu retorno ao futebol brasileiro foram um tanto quanto decepcionantes, com o jogador sendo um dos principais culpados pela torcida pelas derrotas na Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, e no Mundial de Clubes, contra o Al-Hilal.
Luis Suárez – Grêmio
Um dos principais atacantes do século no futebol mundial, Luis Suárez era um desejo antigo de vários clubes brasileiros, desde sua saída do Barcelona, em 2020. Após sua passagem pelo Atlético de Madrid, entre 2020 e 2022, as tentativas de contratação por clubes brasileiro voltaram à tona, com Grêmio e Corinthians surgindo como os principais interessados.
No entanto, o jogador optou por retornar ao Uruguai e ao clube que o revelou para o futebol, o Nacional. Após uma temporada jogando em sua terra natal, Suárez decidiu aceitar o convite da nova diretoria do Grêmio e desfilar seu talento pelos gramados do Brasil.
Sua contratação foi anunciada ainda no primeiro dia do ano; El Pistolero assinou contrato com o Tricolor Gaúcho por duas temporadas, com um dos maiores salários do futebol brasileiro.
Logo em sua estreia, no dia 17 de janeiro, contra o São Luiz, pela Recopa Gaúcha, Suárez anotou um hat-trick e conquistou seu primeiro título pelo clube.