Elenco do Botafogo 2024

Botafogo vence o São Paulo pelo Brasileirão
Botafogo vence o São Paulo pelo Brasileirão (Foto: Rafael Arantes)

Na temporada 2024, o Botafogo, clube do Rio de Janeiro, no Brasil, disputou o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores da América, a Copa do Brasil a Série A do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes.

Elenco do Botafogo de 2024

Goleiros

Laterais direitos

Zagueiros

Laterais esquerdos

Volantes

Meias

Atacantes

Técnicos

A temporada

O ano do Fogão iniciou com sentimentos mistos. No Carioca, não conseguiu a vaga na fase final, com a 5ª colocação na Taça Guanabara, com 20 pontos, um a menos que o Fluminense, que com 21 ficou em 4º lugar e foi o último a garantir a classificação.

Com a campanha, o Alvinegro foi para a Taça Rio, que passou a ser uma espécie de ‘torneio de consolação’ do Estadual, disputado entre o 5º e o 8º colocado na tabela. Portanto, disputaram também Boavista, Portuguesa-RJ e Sampaio Corrêa-RJ.

O Glorioso justificou a superioridade do seu elenco e levantou o troféu pelo segundo ano consecutivo. Primeiramente, passou pelo Sampaio Corrêa-RJ com duas vitórias pelo mesmo placar. Na finalíssima, a vítima da vez foi o Boavista-RJ, com uma goleada (4 a 0) e um triunfo simples (2 a 0).

Glória eterna do Glorioso

Por outro lado, ainda no início de 2024, a Estrela Solitária também obteve sucesso na missão de avançar à fase de grupos da Libertadores. Nas fases preliminares, o time carioca superou Aurora, da Bolívia, e o compatriota Red Bull Bragantino.

O Botafogo, por sorteio, entrou no Grupo D, ao lado de Junior Barranquilla, da Colômbia, LDU, do Equador, e Universitário, do Peru. Depois de um início difícil, a equipe brasileira se classificou na 2ª colocação, com 10 pontos, a mesma pontuação do time colombiano, que levou a melhor nos critérios de desempate. Equatorianos (sete pontos) e peruanos (cinco pontos) deixaram o torneio.

A campanha do Fogão seguiu complicada no mata-mata, com um caminho repleto de adversários tradicionais. O primeiro foi o Palmeiras, nas oitavas de final, e depois de uma vitória simples no Nilton Santos (2 a 1), a vaga veio em um empate emocionante (2 a 2) no Allianz Parque (2 a 2).

Nas quartas de final, a Estrela Solitária teve dificuldade para eliminar o São Paulo, com um empate sem gols em casa (0 a 0), e outro placar na igualdade como visitante (1 a 1). O resultados levaram a decisão da vaga para a disputa de pênaltis, vencida pela equipe carioca (4 a 5).

Já na semifinal, o Glorioso teve pela frente o Peñarol, do Uruguai, e deu um grande passo rumo à final no primeiro encontro, no Nilton Santos, quando aplicou uma sonora goleada (5 a 0). Portanto, mesmo com a derrota no jogo de volta (3 a 1), no Estádio Centenário, carimbou a classificação.

O adversário na finalíssimo foi ninguém menos que mais um compatriota, o Atlético-MG, que na outra semi eliminou o River Plate, da Argentina. A final foi decidida em jogo único, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, e terminou com a vitória e conquista do Botafogo que, mesmo com um a menos desde o primeiro tempo, venceu com autoridade (3 a 1). Foi a primeira vez que o Fogão conquistou a América do Sul.

Já na Copa do Brasil…

O sucesso na Liberta não se repetiu na Copa do Brasil, torneio que entrou de forma direta na terceira fase. Depois de eliminar o Vitória, a Estrela Solitária encarou outra equipe baiana, o Bahia, mas não teve a mesma sorte. No jogo de ida, no Nilton Santos, os times ficaram no empate (1 a 1), mas na volta, na Arena Fonte Nova, o Tricolor de Aço venceu pelo placar mínimo (1 a 0) e foi às quartas de final.

O TRI

No Brasileirão, no entanto, o Fogão voltou a dar alegria a seus torcedores na temporada em questão. Em uma campanha irretocável, a equipe carioca se sagrou campeã com 79 pontos conquistados nas 38 rodadas, seis a mais que o vice-campeão Palmeiras, que conseguiu 73. Os outros dois títulos alvinegros foram em 1968 e 1995.

Decepção no Mundial

Desgastado com a conquista horas antes do Brasileirão, o Glorioso não durou muito no Mundial de Clubes daquele ano. O time brasileiro entrou diretamente na segunda fase e encarou o Pachuca, do México. Em jogo único, o Alvinegro foi dominado, perdeu (3 a 0) e se despediu de imediato do torneio.

Em 2023

No ano passado, o Botafogo também não avançou à fase final do Estadual, disputou e venceu a Taça Rio. Depois, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, nas quartas de final da Sul-Americana e terminou no Top 5 do Campeonato Brasileiro.

Mais em: Botafogo
Willams Meneses
Jornalista. CEO, redator e editor do Elencos. 26 anos. NETLUSA, Vasco Notícias e Canal Amor ao Vasco.

Novidades em seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail e receba notificações de novas publicações por e-mail!

Deixe seu comentário