Na temporada 2000, o Cruzeiro disputou a Copa Sul-Minas, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Copa Mercosul e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A Raposa começou o ano jogando a Copa Sul-Minas e, na fase de grupos, ficou em 1º, com 13 pontos, três a mais que o 2º, Coritiba, com 10. Na chave ainda tinha Juventude e Grêmio Maringá.
Na semifinal, o adversário foi o Paraná. Com uma vitória fora (2 a 1) e empate em casa (1 a 1), o time mineiro avançou à final para enfrentar outra equipe do seu estado, o América-MG. O Coelho levou a melhor com dois triunfos e se sagrou campeão.
Chegando no Campeonato, o Cabuloso ficou em 2º na fase de classificação, com 31 pontos, apenas um a menos que o Atlético-MG, o 1º, com 32. A partir disso, os dois clubes decidiram o Estadual.
Entretanto, mais uma vez, a equipe celeste ficou com o vice-campeonato. Os dois jogos foram disputados no Mineirão, o primeiro com uma vitória atleticana (2 a 1) e o segundo com um empate (1 a 1), e o troféu foi para a Cidade do Galo.
Na Copa do Brasil, a Raposa teve seu ponto alto na temporada e sagrando campeã pela terceira vez na história. Contextualizando, o time azul passou por Gama-DF, Paraná, Caxias-RS, Athletico-PR, Botafogo e Santos até chegar à final.
O oponente em questão foi o São Paulo, que buscava seu primeiro título da competição. Porém, com um empate no Morumbi (0 a 0) e uma vitória apertada no Mineirão (2 a 1), o Cruzeiro se sagrou campeão.
Quanto a Copa dos Campeões, no entanto, o Cabuloso não teve o mesmo sucesso. Mais precisamente, a equipe mineira não passou pelo primeiro adversário, o Palmeiras, que viria a ser campeão depois, ainda nas quartas de final. Os paulistas venceram o primeiro encontro (3 a 1) e o segundo ficou no empate (1 a 1).
Na Copa do Brasil, a equipe celeste ficou em 1º no seu grupo, com 13 pontos, dois a mais em relação ao 2º, Palmeiras, com 11. Chegando nas quartas de final, no entanto, o time mineiro caiu novamente para o Alviverde. Desta vez, foram dois reveses, um no Parque Antarctica (3 a 2) e outro no Mineirão (2 a 1).
Sobre o Brasileirão daquele ano, batizado de Copa João Havelange, o Cruzeiro fez uma boa campanha, mas não levantou o troféu. Inicialmente, ficou em 1º no Módulo Azul, com 45 pontos, três a mais que o 2º, Sport, com 42.
Nas oitavas de final, o Cabuloso passou por Malutrom-PR e Internacional, nas oitavas e quartas de final, respectivamente. Porém, na semifinal, foi eliminado para o Vasco da Gama, que viria a ser o campeão na sequência, isso na semifinal. Depois de um empate em São Januário (2 a 2) o Cruzmaltino avançou com uma vitória em pleno Mineirão (3 a 1).
Elenco do Cruzeiro de 2000
Goleiros
- André Doring
- Jefferson
- Fabiano
- Fabio
Laterais direitos
- Zé Maria
- Jackson Coelho
Zagueiros
- Cléber
- Luisão
- Cris
- Alexandre Pereira
- Marcelo Djian
Laterais esquerdos
- Juan Pablo Sorín
- Alonso
- Alexander Viveros
- Fernandinho
Volantes
- Ricardinho
- Rodrigo Chagas
- Mancuso
- Donizete Amorim
- Wendel
- Donizete Oliveira
Meias
- Marcos Paulo
- Cléber Monteiro
- Sérgio Manoel
- Valdo
- Geovanni
- Leandro Gaviolle
- Alê
- Paulo Isidoro
- Léo Amorim
Atacantes
- Oséas
- Müller
- Marcelo Ramos
- Fábio Júnior
- Alex Mineiro
- Cristian Luciano
- Zé Roberto
Técnicos
- Paulo Autuori
- Marco Aurélio
- Luiz Felipe Scolari