Na temporada 2021, o Botafogo disputou o Campeonato Carioca, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
Rebaixado no Brasileirão passado, o Alvinegro viveu um ano de reconstrução e terminou com grande êxito. Entretanto, o começo do ano não foi dos melhores para a equipe carioca.
No Estadual, o Glorioso sequer chegou perto de ser campeão, já que não avançou à semifinal. O Fogão terminou a Taça Guanabara na modesta 7ª colocação, com 15 pontos, e foi para a Taça Rio.
O que antes era o segundo turno do Cariocão, naquela edição foi apenas um ‘prêmio de consolação’ para quem terminou entre 5º e 8º, ou seja, que não avançou à fase final, mas também não foi tão mal. Foram os casos também de Vasco da Gama, Nova Iguaçu e Madureira.
Na semifinal da Taça Rio, o Botafogo encarou a penúltima equipe citada e se classificou com um empate (0 a 0) e uma vitória (0 a 1). Ambos os jogos foram no Estádio Nilton Santos. Na decisão, o Alvinegro encarou o Cruzmaltino e terminou com o vice-campeonato. O adversário venceu nos pênaltis (3 a 0), após um triunfo igual para cada lado na ida e na volta (1 a 0).
Outra decepção
O Glorioso voltou a decepcionar seus torcedores na Copa do Brasil, mesmo depois de ter começado muito bem ao se classificar com uma direito a goleada (0 a 5) sobre o Moto Club-MA, na primeira fase. Entretanto, na segunda, o Fogão foi eliminado pelo ABC nas penalidades (4 a 1), após empate no tempo normal (1 a 1), no Estádio Frasqueirão.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Glorioso na Série B
A redenção botafoguense veio na Série B, com o acesso à primeira divisão com duas rodadas de antecedência. Além disso, o Botafogo fechou a grande campanha com o bicampeonato da competição, com 70 pontos conquistados, superando Goiás (65 pontos), Coritiba (64 pontos) e Avaí (64 pontos), que também voltaram à Série A.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o Alvinegro somou 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas, aproveitamento de 61%, ainda com 56 gols marcados e 31 sofridos, saldo positivo de 25. Foi a terceira vez que o Fogão disputou a Segundona, sendo que nas outras duas também conseguiu acesso, em 2003 na em 2º, atrás do Palmeiras, e em 2015 também como campeão.
Elenco do Botafogo de 2021
Goleiros
- Douglas Borges
- Diego Loureiro
- Gatito Fernández
Laterais direitos
- Daniel Borges
- Jonathan
- Rafael
Zagueiros
- Kanu
- Gilvan
- Joel Carli
- Sousa
- Marcelo Benevenuto
- Lucas Mezenga
Laterais esquerdos
- Guilherme Santos
- Paulo Victor
- Carlinhos
- Hugo
- Rafael Carioca
- Jonathan
Volantes
- Luís Oyama
- Barreto
- Rickson
- Zé Welison
- Luiz Otávio
Meias
- Chay
- Marco Antônio
- Matheus Frizzo
- Pedro Castro
- Ricardinho
- Felipe Ferreira
- Del Piage
- Luiz Henrique
- Kayque
- Cesinha
Atacantes
- Rafael Navarro
- Diego Gonçalves
- Rafael Moura
- Warley
- Ronald
- Matheus Nascimento
- Ênio
- Marcinho
- Matheus Babi
Técnicos
- Marcelo Chamusca
- Enderson Moreira