Na temporada 1995, o Botafogo liderado por Túlio Maravilha disputou o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro, no qual foi campeão.
Pela primeira fase do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara, o Fogão ficou apenas no “quase”. Com 16 clubes divididos em dois grupos de oito, a equipe terminou o primeiro turno na terceira colocação na sua chave.
No returno, o time deu a volta por cima, terminou líder vencendo todos os sete jogos e foi para a decisão.
Na outra chave, o Flamengo fez uma ótima campanha nos dois turnos e também foi para a final contra o Alvinegro. Por um placar apertado (3 a 2), o Glorioso foi derrotado e perdeu a Taça Guanabara.
Na fase final, que reunia em grupo único os times com melhor campanha na Taça Guanabara, o líder e o vice-líder avançavam à final do Carioca. Com dois pontos a menos que o segundo colocado, a equipe de General Severiano ficou na 3ª posição e não seguiu para a final.
No Campeonato Brasileiro, veio o maior título da história do clube. Em 1995, a competição contava com 24 clubes divididos em dois grupos de 12. Na primeira fase, disputa dentro das chaves. Na segunda, cruzamento delas. Os líderes de cada grupo nos dois turnos, iriam para as semifinais.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Na primeira parte do torneio, o Botafogo ficou na quinta posição com 18 pontos. Em 11 jogos, a equipe venceu cinco, empatou três e perdeu outros três. Na segunda fase, o Fogão foi líder com mais 27 e se encaminhou para o mata-mata. Foram apenas uma derrota, três empates e oito vitórias.
O primeiro jogo foi contra o Cruzeiro, líder da primeira fase e que ficou na oitava posição na segunda. A partida terminou empatada com um gol para cada lado (1 a 1). Na volta, um novo empate entre os times, desta vez sem gols (0 a 0). Por ter feito a melhor campanha (46 pontos contra 39 dos mineiros), o Fogão foi para a decisão.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Na finalíssima o adversário foi o Santos. O time paulista terminou a primeira fase na terceira posição e liderou a segunda. Na classificação geral conquistou 46 pontos, além de ter eliminado o Fluminense na semifinal.
Os primeiros 90 minutos da final foram no Maracanã e acabaram com uma vitória do Glorioso (2 a 1). Na partida de volta, no Pacaembu, o Peixe conseguiu apenas um empate e não tirou o título da equipe carioca (1 a 1). Botafogo campeão brasileiro de 1995.
Elenco do Botafogo de 1995
Goleiros
- Wagner
- Carlão
Laterais direitos
- Wilson Goiano
- Eliomar
- Wilson Mineiro
Zagueiros
- Gonçalves
- Wilson Gottardo
- Cristiano Grotto
- Márcio Theodoro
Laterais esquerdos
- André Silva
- Luís Carlos Winck
- Guto
Volantes
- Leandro Ávila
- Jamir
- Moisés
Meias
- Beto
- Sérgio Manoel
- Marcelo Alves
- Adriano Gerlin
- Iranildo
- Julinho
Atacantes
- Túlio
- Donizete Pantera
- Guga
- Dauri
- Narcízio
- Wender
Técnicos
- Jair Pereira
- Paulo Autuori