Elenco da Seleção da Alemanha 1982

Campeã em 1954 e 1974, a Seleção da Alemanha chegou na Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha, sonhando com o tricampeonato, só que ficou no quase. Na ocasião, os alemães queriam empatar com o Brasil no ranking de títulos, com três, mas, no fim das contas, proporcionou que outra seleção conseguisse isso.
Antes de qualquer coisa, vale a pena ressaltar que foi a primeira edição a ser disputada com 24 seleções, divididas em seis grupos com quatro em cada, com as duas primeiras garantindo vaga no mata-mata. Anteriormente, apenas 16 participavam do Mundial. Com esse aumento, seleções que normalmente não estavam em Copas do Mundo marcaram presença.
Foram cinco estreantes, casos de Argélia, Camarões, Honduras, Kuwait e Nova Zelândia. A Seleção Alemã ficou no Grupo B do torneio, ao lado de Áustria, Argélia e Chile. Como esperado, a Alemanha alcançou a 1ª posição, com quatro pontos, superando Áustria (quatro pontos), Argélia (quatro pontos) e Chile (zero ponto). Vale ressaltar que, nessa época, a vitória dava apenas dois pontos.
A chave foi muito equilibrada e as posições foram definidas pelo saldo de gols. A “Die Mannschaf” somou três positivo, os austríacos dois, enquanto os argelinos zero. Entretanto, tem um detalhe nessa história. Na época, a última rodada da fase de grupos não acontecia no formato de confrontos simultâneos, o que gerou um problema no Grupo B. A Seleção da Argélia jogou antes e venceu o os chilenos por um placar apertado (3 a 2).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Com isso, Alemanha e Áustria sabiam exatamente o que precisaram para avançar ao mata-mata. De um lado, a Seleção da Alemanha precisava de uma simples vitória, enquanto a Seleção da Áustria avançaria mesmo se não perdesse de muito. Dito e feito: os alemães abriram o placar ainda no começo da partida com Horst Hrubesch. Depois disso, as seleções visivelmente abdicaram de jogar, fizeram um jogo morno e se classificaram. No entanto, durante a partida, os torcedores presentes vaiaram e chegaram a entoar gritos de Argélia.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Posteriormente, os argelinos entraram com uma representação na FIFA, mas não teve efeito. Porém, o confronto ficou marcado para sempre como o “Jogo da Vergonha” ou “Vergonha de Gijón”. Desde então, foi adotado o modelo de partidas simultâneas na última rodada da fase de grupos nas Copas do Mundo. Na sequência, a “Die Mannschaf” ficou no Grupo B da segunda fase, ao lado de Inglaterra e Espanha, e avançou em 1ª, com três pontos, à frente de ingleses (dois pontos) e espanhóis (um ponto).
Na semifinal, a Seleção da Alemanha teve um páreo duro pela frente, a talentosa França de Michel Platini. No tempo normal, as seleções europeias fizeram um jogo movimentado com três gols para cada lado (3 a 3). Com isso, a vaga na decisão foi definida nas penalidades, e os alemãs levaram a melhor (5 a 4). O adversário na decisão era a Itália de Paolo Rossi, que havia eliminado a favorita Seleção Brasileira. Para a tristeza alemã, quem ficou com o título foram os italianos (3 a 1), que empataram com o Brasil no ranking geral nessa época, frustrando os planos da Alemanha.
Eurocopa de 1980
Na caminhada para a Copa do Mundo de 1982, a Seleção Alemã teve desafios pela frente, como a Eurocopa de 1980, disputada na Itália. Presente no Grupo A, os alemães não tiveram dificuldade para levar a 1ª colocação, com cinco pontos. Tchecoslováquia (três pontos), Holanda (dois pontos) e Grécia (um ponto) completaram a chave. Com isso, a Alemanha foi direto para a decisão, contra a Bélgica, líder do Grupo A, e se sagrou campeã (2 a 1).
Eliminatórias Europeias
Para garantir vaga no Mundial da Espanha, a “Die Mannschaf” disputou as Eliminatórias Europeias e se classificou com uma campanha excelente, com direito a 100% de aproveitamento. Precisamente, foram oito vitórias em oito rodadas, com 16 pontos, o que lhe rendeu a 1ª posição do Grupo A. Completaram a chave Áustria (11 pontos), que também se garantiu na Copa do Mundo, além de Bulgária (nove pontos), Albânia (dois pontos) e Finlândia (dois pontos). Contra esses dois últimos adversários, a Seleção da Alemanha aplicou goleadas, primeiro diante dos finlandeses (7 a 1), e depois albaneses (8 a 0).
Elenco da Seleção da Alemanha de 1982
Goleiros
- Harald Schumacher
- Bernd Franke
- Eike Immel
Lateral direito
- Manfred Kaltz
Zagueiros
- Karlheinz Förster
- Wilfried Hannes
- Bernd Förster
Lateral esquerdo
- Hans-Peter Briegel
Volantes
- Wolfgang Dremmler
- Uli Stielike
- Stephan Engels
- Holger Hieronymus
Meias
- Lothar Matthäus
- Felix Magath
- Pierre Littbarski
- Paul Breitner
- Hansi Müller
Atacantes
- Karl-Heinz Rummenigge
- Horst Hrubesch
- Klaus Fischer
- Thomas Allofs
- Uwe Reinders
Técnico
- Jupp Derwall
VEJA A SELEÇÃO DA ITÁLIA 1982 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!