Em 2022, a Seleção Brasileira disputará mais uma Copa do Mundo, se mantendo como a única a participar de todas as 22 edições. Além disso, o Brasil é o maior campeão mundial, somando um total de cinco títulos, entre 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Na edição passada, em 2018, na Rússia, os brasileiros caíram nas quartas de final para a Bélgica numa derrota dramática (2 a 1). Anteriormente, a “Seleção Canarinho” avançou em 1º no Grupo E, com sete pontos, à frente de Suíça (cinco pontos), Sérvia (três pontos) e Costa Rica (um ponto).
O adversário nas oitavas de final foi o México e o Brasil passou com tranquilidade (2 a 0). Mesmo com a eliminação precoce, a Seleção Brasileira seguiu comandada por Tite, contratado em 2016 após novo grande trabalho no Corinthians. Com o técnico, a “Amarelinha” conseguiu título, teve decepção e conseguiu vaga no Catar com sobra.
Inicialmente, o Brasil aqueceu o ciclo de Copa do Mundo com a Copa América de 2019, disputada em casa. A Seleção Brasileira se classificou em 1º no Grupo A, com sete pontos, superando Venezuela (cinco pontos), Peru (quatro pontos) e Bolívia (zero ponto).
Nas quartas de final, a “Verde-Amarela” superou o Paraguai nos pênaltis (4 a 3) após um empate sem gols no tempo normal (0 a 0). Na semifinal, encarou a arquirrival Argentina e saiu com a vitória (2 a 0). Na decisão, os brasileiros se sagraram campeões vencendo a Seleção Peruana (3 a 1), com gols de Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison.
Já na edição seguinte, em 2021, novamente em solo brasileiro, a “Seleção Canarinha” não teve a mesma sorte. A princípio, o Brasil ficou em 1º no Grupo B, com 10 pontos, à frente de Peru (sete pontos), Colômbia (quatro pontos), Equador (três pontos) e Venezuela (dois pontos).
Chegando no mata-mata, superou o Chile (1 a 0), nas quartas de final, e o Peru (1 a 0), na semifinal. O oponente na final foi ninguém menos que a Seleção Argentina, que conseguiu dar o troco de 2019 e se sagrou campeã do torneio com uma vitória simples (1 a 0), em pleno Maracanã, com a quebra de um jejum de 28 anos sem título.
Nas Eliminatórias da América do Sul, a “Verde-Amarelo” protagonizou uma campanha impecável. Precisamente, se garantiu no Mundial do Catar com seis rodadas de antecedência, com a 1ª posição na classificação geral, com 45 pontos. Em seguida vieram Argentina (39 pontos), Uruguai (28 pontos), Equador (26 pontos), Peru (24 pontos), Colômbia (23 pontos), Chile (19 pontos), Paraguai (16 pontos), Bolívia (15 pontos) e Venezuela (10 pontos).
Para se ter uma ideia, a Seleção Brasileira, em 17 partidas, venceu 14, empatou três e não perdeu nenhuma, aproveitamento de 88%. Foram ainda 40 gols marcados e cinco sofridos, um saldo de gol positivo de 35. Classificado, o Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo, com Sérvia, Suíça e Camarões. Naturalmente, é o grande favorito para avançar em 1º e, inclusive, para disputar o hexacampeonato.
Elenco da Seleção Brasileira de 2022
Goleiros
- Alisson
- Ederson
- Weverton
Laterais direitos
- Daniel Alves
- Danilo
Zagueiros
- Thiago Silva
- Marquinhos
- Éder Militão
- Bremer
Laterais esquerdos
- Alex Sandro
- Alex Telles
Volantes
- Casemiro
- Fabinho
- Bruno Guimarães
- Fred
Meias
- Lucas Paquetá
- Everton Ribeiro
Atacantes
- Neymar
- Richarlison
- Raphinha
- Gabriel Jesus
- Antony
- Vinicius Júnior
- Pedro
- Rodrygo
- Gabriel Martinelli
Técnico
- Tite