Diferente das duas primeiras edições, o Brasil fez uma campanha melhor na Copa do Mundo de 1938. Inclusive, brigou pelo título de igual para igual contra as outras seleções. Vale ressaltar que o bom desempenho tem ligação direta com o fato de ter ocorrido uma melhor organização dentro da confederação, tanto que não houve desfalques por conta de intrigas.
A fórmula da Copa de 1938 se manteve igual à anterior: 16 seleções jogando mata-mata, começando nas oitavas de final. Vale dizer que a Áustria desistiu de participar por conta da anexação do país pela Alemanha naquele ano. A Suécia, que seria sua adversária, foi para as quartas de final automaticamente.
A Seleção Brasileira começou com tudo uma vitória sobre a Polônia (6 a 5), com três gols do Leônidas da Silva, dois do Perácio e um do Romeu. Porém, o jogador que mais balançou as redes foi o atacante Willimowski (POL) que anotou quatro tentos.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Já nas quartas de final, o Brasil precisou de 210 minutos para superar a Tchecoslováquia. O primeiro jogo terminou igual (1 a 1) no tempo normal e na prorrogação. Dessa forma, de acordo com as regras, foi preciso de um jogo extra para definir quem iria avançar. Os times entraram em campo 48h depois do primeiro jogo, onde o A Seleção do Brasil superou os europeus virando o placar (2 a 1), gols de Leônidas e Roberto.
Na semifinal, o Brasil encarou a atual campeã, Itália. Aos 9 do 2° tempo, Colaussi marcou o primeiro gol da partida. Seis minutos depois, o árbitro suíço Hans Wuthrich marcou penalidade máxima de Domingos da Guia no Piola, em uma falta fora do lance. O lendário Giuseppe Meazza ficou a cargo da cobrança e ampliou o placar. No fim da partida, aos 42 minutos, Romeu ainda diminuiu para o Brasil, mas não passou disso (2 a 1).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
O Brasil ainda venceu a disputa do 3° colocado da Copa do Mundo, contra a Suécia. A Seleção Brasileira venceu os suecos (4 a 2), com dois gols de Leônidas, enquanto Romeu e Perácio também balançaram as redes. O “Diamante Negro” foi o artilheiro do torneio com sete bolas nas redes.
Elenco da Seleção Brasileira de 1938
Goleiros
- Batatais
- Walter Goulart
Zagueiros
- Domingos da Guia
- Jaú
- Arthur Machado
- Nariz
- Britto
Volante
- Brandão
Meias
- Afonsinho
- Argemiro da Silva
- Zezé Procópio
- Martim Silveira
- Tim
Atacantes
- Hércules
- Leônidas da Silva
- Zeca Lopes
- Luisinho
- Niginho
- Patesko
- Perácio
- Roberto
- Romeu
Técnico
- Ademar Pimenta