Botafogo goleia o Fortaleza pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025

O Botafogo dominou o Fortaleza e venceu por 5 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza, Ceará. O confronto ocorreu na noite de sábado, dia 9 de agosto de 2025, com início às 20h30min, válido pela 19ª rodada, sob a arbitragem de Anderson Daronco.
+ Confira mais textos do Campeonato Brasileiro 2025
O jogo iniciou com um revés para o time da casa aos 6 minutos do primeiro tempo, Gustavo Mancha, do time da casa, recebeu cartão vermelho direto por uma falta grave, deixando o Leão com um jogador a menos. A expulsão precoce foi um golpe duro para as aspirações do mandante e uma janela de oportunidade para o Fogão.
Com no cronômetro, o Tricolor Cearense realizou sua primeira substituição tática, com Deyverson saindo para a entrada de Ávila, tentando reorganizar a equipe. No minuto seguinte, a Estrela Solitária abriu o placar com um gol de Marçal, assistido por Alex Telles, consolidando a vantagem numérica da equipe carioca no marcador.
Mesmo com a desvantagem, o time da casa ainda tentava se encontrar em campo, e Renato Paiva recebeu um cartão amarelo aos. O Glorioso ampliou o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 50, Arthur Cabral marcou o segundo gol do Glorioso, com assistência de Montoro, levando a equipe carioca com uma confortável vantagem para o intervalo.
O intervalo não mudou o panorama da partida. O Fortaleza realizou uma substituição no início da segunda etapa, com Matheus Pereira substituindo Matheus Rossetto. O Botafogo também fez uma alteração, com Montoro dando lugar a Matheus Martins.
O Alvinegro manteve o ritmo intenso, e Marçal marcou seu segundo gol no jogo aos 48 minutos, após passe de Arthur Cabral. Aos 53 minutos, David Ricardo fez o quarto gol para a Estrela Solitária, com passe de Jefferson Savarino.
Com o placar elástico, ambos os times fizeram diversas substituições ao longo do segundo tempo. Pelo Fogão, Savarino foi substituído por Joaquín Correa aos 58 minutos, e Vitinho entrou no lugar de Mateo Ponte também aos 58.
Já o Leão do Pici promoveu a entrada de Breno Lopes no lugar de Kervin Andrade e Herrera substituindo Bareiro, ambos aos 58 minutos. Lucca Prior entrou no lugar de Yago Pikachu aos 65 minutos pelo Fortaleza. O Glorioso ainda realizou mais duas mudanças: Danilo por Huguinho aos 67, e Arthur Cabral por Gonzalo Mastriani aos 74.
Houve tempo para mais cartões, com Bareiro, amarelado por derrubar um adversário aos 71, e Kuscevic também amarelado por conduta antidesportiva aos 75. Para selar a goleada, Matheus Martins marcou o quinto aos 93, com assistência de Alex Telles, consolidando uma vitória elástica do Fogão.
Escalações
Fortaleza: Vinicius Silvestre; Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha e Weverson; Lucas Sasha, Matheus Pereira (Matheus Rossetto), Tucu Herrera (Adam Bareiro), Breno Lopes (Kervin Andrade) e Lucca Prior (Yago Pikachu); Deyverson (Gastón Ávila). Técnico: Renato Paiva.
Botafogo: Léo Linck; Vitinho (Mateo Ponte), Marçal, David Ricardo e Alex Telles; Danilo (Huguinho) e Newton; Artur, Savarino (Correa) e Montoro (Matheus Martins); Arthur Cabral (Mastriani). Técnico: Davide Ancelotti.
+ Acesse nossos canais no YouTube, Instagram, Twitter, TikTok, Facebook, Twitch e WhatsApp.
*Este texto foi produzido com dados fornecidos pela API FOOTBALL com delay de até 1 hora(s). O texto foi escrito por meio da plataforma de geração de linguagem natural da Sintática e supervisionado pelo jornalista Willams Meneses. Notou algum erro? Entre em contato com a gente, clique aqui.