Na temporada 2023, o Ituano disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma interessante para o Galo com a ótima campanha no Estadual. Primeiramente, o time ficou na 2ª colocação do Grupo C, como 12 pontos, atrás apenas do líder Corinthians, que somou 22.
São Bento (10 pontos) e Ferroviária (nove pontos) completaram a chave. Curiosamente, os clubes foram os dois rebaixados à Série A2. Portanto, mesmo classificado à fase final, o Rubro-Negro não passou longe da queda.
Nas quartas de final, o Gigante Guerreiro teve um páreo complicado pela frente, o Corinthians, mas se classificou. Em confronto único, disputado na Neo Química Arena, os times empataram no tempo normal (1 a 1), mas a equipe do interior se classificou nas penalidades (6 a 7).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A campanha do Ituano, no entanto, terminou na semifinal, diante do Palmeiras. Em jogo único, no Allianz Parque, o Alviverde venceu pelo placar mínimo (1 a 0), em casa, e avançou à finalíssima para encarar o Água Santa e ser campeão.
Copa do Brasil e Série B
Na Copa do Brasil, o Galo não foi muito longe, o que não quer dizer que foi mal. A equipe paulista superou Princesa de Solimões-AM e Ceará nas duas primeiras fases, mas foi eliminada na terceira. O adversário em questão foi o São Paulo, que se classificou com um empate sem gols (0 a 0) no Estádio do Morumbi e uma vitória (0 a 1) no Novelli Junior.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O desempenho do Rubro-Negro na Série B do Campeonato Brasileiro não foi positivo, não passou longe da zona de rebaixamento. Precisamente, o Gigante Guerreiro terminou na 14ª colocação, com 42, apenas três a mais que o Sampaio Corrêa.
A equipe maranhense foi a última rebaixada à Série C, com 39 pontos, em 17º. Nas 38 rodadas, o Ituano acumulou nove vitórias, 15 empates e 14 derrotas, aproveitamento de 36%, com 33 gols marcados e 38 sofridos, saldo negativo de cinco.
Elenco do Ituano de 2023
Goleiros
- Jefferson Paulino
- Deivity
- Wesley Borges
- Léo Aragão
Laterais direitos
- Pacheco
- Iury
- Raí Ramos
Zagueiros
- Claudinho
- Marcel Scalese
- Rafael Pereira
- Frazan
- Bernardo Schappo
- Carlão
Laterais esquerdos
- Mário Sérgio
- Richard
- Jonathan
Volantes
- Lucas Siqueira
- Thiaguinho
- Marthã
- Aluísio
- Vinicius Balieiro
Meias
- José Aldo
- Eduardo Person
- Rafael Carvalheira
- Yann Rolim
- Marcelo Freitas
- Alejandro Viniegra
- Bruno Xavier
- André Luiz
Atacantes
- Quirino
- Felipe Saraiva
- Hélio Borges
- Paulo Victor
- Wesley Pomba
- Matheus Cadorini
- Felipe Fonseca
- Gabriel Barros
- Rafael Silva
- Emerson Urso
- Neto Berola
- Yago
- Davi Araújo
- Zé Carlos
- Andrey Quintino
- Brayan
- Matheus Maia
Técnicos
- Carlos Pimental
- Gilmar Dal Pozzo
- Marcinho