Na temporada 2023, o Sport disputou o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Leão da Ilha começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time terminou na liderança, com 30 pontos, três a mais que o 2º colocado, o Retrô, com 27.
Com isso, os clubes foram os dois primeiros que avançaram entre os seis. Os demais classificados foram: Náutico (25 pontos), Petrolina (19 pontos), Santa Cruz (18 pontos) e Salgueiro (16 pontos).
Na fase final, o Rubro-Negro entrou direto na semifinal, em que teve pela frente o Petrolina. Em confronto único, na Ilha do Retiro, o time venceu de forma segura (2 a 0) e garantiu na finalíssima.
O adversário na decisão foi o Retrô, o mesmo que disputou a liderança na fase de classificação. O Sport se sagrou campeão com vitória na ida (1 a 2), na Arena Pernambuco, e na volta (2 a 0), no seu território, e levantou o troféu de forma invicta.
Finalista da Copa do Nordeste
Na Copa do Nordeste, a equipe pernambucana realizou uma grande campanha, mas bateu na trave. Primeiramente, conseguiu a 1ª colocação do Grupo A, com 19 pontos, e se classificou à fase final. Fortaleza (18 pontos), Ferroviário-CE (13 pontos) e CRB (13 pontos) também avançaram na chave.
O último citado, inclusive, foi o adversário do Leão da Ilha nas quartas de final. Em confronto único, na Ilha do Retiro, o time da casa aplicou uma goleada (4 a 0), e seguiu no torneio para encarar o ABC na semifinal. Novamente em seu território, em Rubro-Negro venceu de forma simples (1 a 0) e avançou à final.
Na outra semi, o Ceará superou o arquirrival Fortaleza (2 a 3), na Arena Castelão, e foi o outro finalista. A decisão foi disputada em jogos de ida e de volta. No primeiro encontro, fora de casa, o Sport foi superado (2 a 1), mas venceu na Ilha do Retiro (1 a 0) e forçou as penalidades. Porém, o Vozão levou a melhor nas cobranças (2 a 4) e foi campeão.
Nas oitavas da Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Leão da Ilha, como vice-campeão da Copa do Nordeste de 2022, entrou diretamente na terceira fase. O primeiro oponente foi o Coritiba, e o time se classificou com um empate no Couto Pereira (3 a 3) e vitória em casa (2 a 0).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Entretanto, a campanha do Rubro-Negro foi encerrada em seguida, nas oitavas de final. O adversário em questão foi o São Paulo, que venceu o jogo de ida (0 a 2), em plena Ilha do Retiro. A equipe pernambucana ainda venceu no Estádio do Morumbi (1 a 3), o que forçou pênaltis, mas os paulistas levaram a melhor (5 a 3).
Decepção na Série B
Já na Série B do Campeonato Brasileiro, o Sport realizou uma campanha consistente na maioria da competição, chegando a brigar pelo título e ficar confortável na luta pelo acesso à Série A. No entanto, o time não conseguiu nenhum dos dois objetivos, terminando na 7ª colocação, com 63 pontos.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O último a conseguir o acesso foi o Atlético-GO, o 4º colocado com 64. O campeão Vitória (72 pontos), Juventude (65 pontos) e Criciúma (64 pontos) foram os outros três que subiram. Nas 38 rodadas, o Leão da Ilha acumulou 17 vitórias, 12 empates e nove derrotas, aproveitamento de 55%, com 59 gols marcados e 40 sofridas, saldo positivo de 19.
Elenco do Sport de 2023
Goleiros
- Renan
- Denis
- Jordan
- Denival
Laterais direitos
- Ewerthon
- Eduardo
- Roberto Rosales
Zagueiros
- Sabino
- Rafael Thyere
- Chico
- Alisson Cassiano
- Renzo
Laterais esquerdos
- Felipinho
- Igor Cariús
- Victor Gabriel
- Nathan
Volantes
- Fabinho
- Ronaldo Henrique
- Fábio Matheus
- Pedro Martins
- Felipe
- Ítalo
Meias
- Jorginho
- Matheus Vargas
- Alan Ruiz
- João Igor
- Juan Xavier
Atacantes
- Vágner Love
- Edinho Moreira
- Luciano Juba
- Gabriel Santos
- Facundo Labandeira
- Wanderson
- Fabrício Daniel
- Kayke
- João Peglow
- Diego Souza
- Michel Lima
- Edison Negueba
Técnicos
- Enderson Moreira