Na temporada 2023, o Atlético-GO disputou o Campeonato Goiano, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Dragão começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time terminou na 2ª colocação, com 25 pontos, atrás apenas do Goiás, que liderou com 26.
Portanto, ambos se classificaram ao mata-mata da competição. As seis vagas restantes ficaram com Vila Nova (20 pontos), CRAC (18 pontos), Aparecidense (17 pontos), Anápolis (15 pontos), Iporá (14 pontos) e Goiânia (14 pontos).
Nas quartas de final, o Rubro-Negro teve pela frente o Iporá e se classificou de forma convicta. No jogo de ida, como visitante, venceu por um placar simples (0 a 1), mas na volta, em casa, aplicou uma sonora goleada (7 a 1).
O adversário do Atlético-GO na semifinal foi a Aparecidense, e a classificação veio com uma vitória fora de casa (1 a 2) e outra em seus domínios (2 a 0). Na finalíssima, o Dragão teve pela frente o Goiás e se sagrou campeão nos pênaltis (4 a 5) após triunfo no Estádio Antônio Accioly (2 a 0) e revés (3 a 1) no Estádio Hailé Pinheiro.
Decepção na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a equipe goiana decepcionou seus torcedores com uma eliminação rápida. Na primeira fase, o time passou pelo Atlético-BA com um empate sem gols (0 a 0), beneficiado pelo regulamento.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A campanha do Rubro-Negro, no entanto, foi encerrada logo em seguida, na segunda fase, diante do Volta Redonda. Em jogo único, no Estádio Antônio Accioly, os times empataram (1 a 1), e a equipe carioca levou a melhor nas penalidades (4 a 5).
Acesso na Série B
O Atlético-GO, no entanto, superou a campanha negativa no torneio anterior com a grande campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, que foi premiada com a 4ª colocação, com 64 pontos, e o acesso à primeira divisão.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Além da equipe goiana, o campeão Vitória (72 pontos), acompanhado de Juventude (65 pontos) e Criciúma (64 pontos) foram os outros três que subiram. Nas 38 rodadas, o Dragão acumulou 17 vitórias, 13 empates e oito derrotas, aproveitamento de 56%, com 56 gols feitos e 45 sofridos, saldo positivo de 11.
Elenco do Atlético-GO 2023
Goleiros
- Ronaldo
- Diego Loureiro
- Pedro Paulo
- Denivys
Laterais direitos
- Rodrigo Soares
- Luan Sales
- Léo Gomes
- Renan Silva
Zagueiros
- Lucas Gazal
- Heron
- Emerson Santos
- Ramon Menezes
- Alix Vinicius
- Luiz Felipe
- Michel Custódio
Laterais esquerdos
- Jefferson
- Moraes
- Lucas Esteves
- Guilherme Bastos
Volantes
- Rhaldney
- Matheus Sales
- Gabriel Baralhas
- Renato Alves
- Mikael
- Thiago Medeiros
- Marcos Serrato
Meias
- Shaylon
- Dodô
- David Braga
- Marco Antônio
- Ángelo Araos
Atacantes
- Luiz Fernando
- Kelvin
- Bruno Tubarão
- Airton
- Gustavo Coutinho
- Daniel Alves
- Matheus Peixoto
- Igor Torres
- Felipe Vizeu
- Matheus Régis
- Vico
- Léo Pereira
Técnicos
- Eduardo Souza
- Mozart
- Alberto Valentim
- Jair Ventura