Na temporada 2023, o Santos disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Peixe começou de forma negativa, com a luta contra o rebaixamento no Estadual. Na primeira fase, o time terminou na 3ª colocação do Grupo A, com 14 pontos.
A equipe da Baixada Santista ficou atrás de Red Bull Bragantino (20 pontos) e Botafogo-SP (14 pontos), os dois classificados às quartas de final da competição. Além de não passar de fase, o Alvinegro evitou um vexame maior por pouco.
Precisamente, o Santos somou apenas quatro pontos a mais que o São Bento, que com 10 terminou em 15º na classificação geral e foi o segundo rebaixado à Série B do Paulistão. A Ferroviária, com nove, terminou em 16º e caiu primeiro. Na tabela geral, o Peixe ficou em 11º
Mediano na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Alvinegro fez uma campanha mediana, superando Ceilândia-DF, Iguatu-CE e Botafogo-SP nas três primeiras fases, mas não passou das oitavas de final. O adversário em questão foi o Bahia, em confrontos de ida e volta.
O primeiro embate aconteceu na Vila Belmiro, e os times não saíram do empate sem gols (0 a 0). No segundo jogo, na Arena Fonte Nova, houve mais um empate (1 a 1), o que forçou as penalidades, no que o Tricolor Baiano levou a melhor (4 a 3) e eliminou a equipe santista.
Decepção na Sul-Americana
Na Sul-Americana, o Santos voltou a decepcionar com a eliminação na fase de grupos. A equipe brasileira terminou em 3º no Grupo E, com cinco pontos, atrás de Newell’s Old Boys (16 pontos), da Argentina, e Audax Italiano (11 pontos), do Chile, que se classificaram. Blooming (um ponto), da Bolívia, completou a chave.
Queda inédita no Brasileiro
A maior decepção do ano, no entanto, ainda estava por vir no Campeonato Brasileiro. O Peixe protagonizou uma campanha negativa e terminou rebaixado à Série B pela primeira vez na sua história, na 17ª colocação, com 43 pontos conquistados.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A equipe paulista somou um ponto a menos que o Bahia, que com 44 acabou em 16º e foi o último a se manter na primeira divisão. Ao longo das 38 rodadas, o Alvinegro teve 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, aproveitamento de 37%, com 39 gols feitos e 64 sofridos, saldo negativo de 25.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Goiás (38 pontos), Coritiba (30 pontos) e América-MG (24 pontos) foram os outros três rebaixados à segunda divisão. Com o rebaixamento do Santos, apenas Flamengo, São Paulo e Cuiabá restaram como únicos clubes a nunca caírem no Campeonato Brasileiro.
Elenco do Santos de 2023
Goleiros
- João Paulo
- Vladimir
- Diógenes
- Paulo Mazoti
Laterais direitos
- João Lucas
- Nathan Santos
- Gabriel Inocêncio
- Júnior Caiçara
Zagueiros
- Messias
- Joaquim
- Eduardo Bauermann
- João Basso
- Maicon
- Alex Nascimento
- Luiz Felipe
Laterais esquerdos
- Lucas Pires
- Dodô
- Kevyson
- Felipe Jonatan
Volantes
- Rodrigo Fernández
- Dodi
- Tomás Rincón
- Camacho
- Alison
- Vinicius Balieiro
Meias
- Lucas Lima
- Nonato
- Jean Lucas
- Luan Dias
- Daniel Ruiz
- Sandry
- Ivonei
- Miguelito
- Ed Carlos
- Gabriel Carabajal
- Vinícius Zanocelo
Atacantes
- Marcos Leonardo
- Stiven Mendoza
- Lucas Braga
- Yeferson Soteldo
- Ângelo Gabriel
- Julio Furch
- Lucas Barbosa
- Deivid Washington
- Maxi Silveira
- Weslley Patati
- Bruno Mezenga
- Rwan Cruz
- Alfredo Morelos
Técnicos
- Odair Hellmann
- Paulo Turra
- Diego Aguirre
- Marcelo Fernandes