Na temporada 2023, o Athletico-PR disputou o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Furacão começou o ano de forma positiva com a conquista do Estadual. O time liderou a fase de classificação com 31 pontos, sendo um dos oito classificados à fase final da competição.
Operário-PR (25 pontos), Coritiba (22 pontos), Maringá-PR (21 pontos), Cianorte-PR (16 pontos), FC Cascavel-PR (15 pontos), Aruko (13 pontos) e São Joseense-PR (12 pontos), foram os outros times que avançaram.
Nas quartas de final, o Rubro-Negro encarou o último classificado, o São Joseense-PR, e o superou com duas vitórias, a primeira como visitante (2 a 5) e a segunda como mandante (4 a 0). Na semifinal, foi a vez do CAP passar pelo Maringá-PR, com uma vitória no Estádio Willie Davids (0 a 2), e outra na Arena da Baixada (1 a 0).
Chegando na decisão, o Athletico-PR encarou o FC Cascavel-PR, que na outra semi passou pelo Operário-PR. o Rubro-Negro se sagrou campeão com uma vitória fora (1 a 2) e empate sem gols em casa (0 a 0).
Mediano na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a equipe paranaense entrou direto na terceira fase. Primeiro, o adversário foi o Tocantinópolis-TO com facilidade, com vitórias fora (2 a 5) e dentro de casa (4 a 0). Nas oitavas de final, a vítima da vez foi o Bahia, novamente com dois triunfos, na Arena Fonte Nova (1 a 2), e na Arena da Baixada (2 a 1).
A campanha do CAP no torneio, no entanto, foi encerrada nas quartas de final. O oponente em questão foi o Flamengo e o empate sem gols (0 a ) prevaleceu no jogo de ida, no Maracanã. Porém, em Curitiba, a equipe carioca venceu mesmo como visitante (0 a 1), e avançou à semifinal.
Queda nas oitavas da ‘Liberta’
Na Libertadores, o Athletico-PR não foi muito longe, com a eliminação nas oitavas de final, para o modesto Bolívar, da Bolívia. No jogo de ida, no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz, a equipe brasileira foi superada (3 a 1). Na volta, em casa, o Furacão igualou a soma dos placares (2 a 0), o que levou para as penalidades.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Rubro-Negro, no entanto, foi superado nos pênaltis (4 a 5) e se despediu do torneio. Anteriormente, o time havia se classificado no Grupo G, com 13 pontos, três a mais que o compatriota Atlético-MG, que com 10 avançou na 2ª colocação. Libertad (sete pontos), do Paraguai, e Alianza Lima (quatro pontos), do Peru, completaram a chave.
8º amargo no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, a equipe paranaense protagonizou uma campanha consistente, se manteve na primeira página da tabela ao longo da competição, mas que terminou com um gosto amargo. Precisamente, o CAP foi o 8º colocado, com 56 pontos conquistados, ficando aquém do que era esperado.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Foram seis a menos que o Red Bull Bragantino, que com 62 pontos foi o último a conseguir vaga na Libertadores do ano seguinte. Era objetivo do Rubro-Negro estar no Torneio Continental em 2024, ano do seu centenário. Nas 38 rodadas, o Athletico-PR obteve 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 49%, com 51 gols marcados e 43 sofridos, saldo positivo de oito.
Elenco do Athletico-PR de 2023
Goleiros
- Bento
- Léo Linck
- Mycael
- Gabriel Pereira
Laterais direitos
- Khellven
- Madson
- Bruno Peres
Zagueiros
- Thiago Heleno
- Pedro Henrique
- Zé Ivaldo
- Cacá
- Matheus Felipe
- Kaique Rocha
Laterais esquerdos
- Lucas Esquivel
- Pedrinho
- Fernando
- Vinicius Kauê
Volantes
- Fernandinho
- Erick
- Hugo Moura
Meias
- Vitor Bueno
- Alex Santana
- Christian
- David Terans
- Bruno Zapelli
- Léo Cittadini
- Arturo Vidal
- Bryan García
Atacantes
- Vitor Roque
- Pablo
- Agustín Canobbio
- Tomás Cuello
- Rômulo
- Willian
- Thiago Andrade
- Luciano Arriagada
- Marcelo Cirino
- Jajá
- Vitinho
- Julimar
Técnicos
- Paulo Turra
- Wesley Carvalho