Na temporada 2022, o Grêmio disputou a Recopa Gaúcha, o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma positiva para o Imortal com a conquista da Recopa Gaúcha. Em confronto único, na Arena do Grêmio, o time da casa goleou o São Luiz (4 a 1) e levantou o troféu.
O roteiro se repetiu para o Tricolor no Estadual, com mais um título na galeria. Na primeira fase, a equipe de Porto Alegre ficou na 1ª colocação, com 29 pontos, sete a mais que o Internacional, o 2º na tabela, com 22.
Caxias (20 pontos) e Ypiranga-RS (18 pontos) foram os outros dois classificados à semifinal. O último citado foi o adversário gremista e não deu moleza, vendendo caro a classificação à final da competição.
Precisamente, a equipe de Erechim venceu o jogo de ida (2 a 1), no Estádio Colosso da Lagoa, e sonhou com a vaga. Porém, o Grêmio devolveu o placar no segundo embate (2 a 1), em casa, e venceu nas penalidades (5 a 4).
Na finalíssima, o Tricolor encarou o Caxias, que na semi eliminou o Inter, arquirrival gremista, também nos pênaltis. O Imortal foi campeão com um empate no Estádio Centenário (1 a 1) e vitória (1 a 0) na Arena do Grêmio.
Semifinalista da Copa do Brasil
O Grêmio voltou a fazer ótima campanha na Copa do Brasil. Embora não tenha sido campeão, o time passou muito perto, eliminado apenas na semifinal, pelo Flamengo, com derrota em casa (0 a 2) e fora (1 a 0).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Anteriormente, a equipe gaúcha superou Campinense, Ferroviário-CE e ABC, na primeira, segunda e terceira fase do torneio, além de Cruzeiro e Bahia, nas oitavas e quartas de final. Portanto, o time passou por cinco oponentes.
Vice-campeão do Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Tricolor fechou a temporada com mais uma ótima campanha, que terminou com o vice-campeonato, na 2ª posição, com 68 pontos, dois a menos em relação ao campeão Palmeiras, que somou 70.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Imortal terminou com 21 vitórias, cinco empates e 12 derrotas, aproveitamento de 59%, com 63 gols marcados e 56 sofridos, saldo positivo de sete. Com a posição na tabela, o Grêmio conseguiu vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Grêmio de 2023
Goleiros
- Gabriel Grando
- Adriel
- Brenno
- Caíque
- Felipe Scheibig
Laterais direitos
- João Pedro
- Thomás Luciano
Zagueiros
- Bruno Alves
- Wálter Kannemann
- Gustavo Martins
- Bruno Uvini
- Rodrigo Ely
- Pedro Geromel
- Natã
Laterais esquerdos
- Reinaldo
- Diogo Barbosa
- Fábio
- Cuiabano
Volantes
- Mathias Villasanti
- Lucas Silva
- Thiago Santos
- Ronald
- Lucas Milla
- Josué
Meias
- Franco Cristaldo
- Felipe Carballo
- Bitello
- Vina
- Pepê
- Nathan
- Gustavinho
- Thaciano
- Gabriel Silva
- Luan
- Darlan Mendes
Atacantes
- Luis Suárez
- Ferreira
- Everton Galdino
- André Henrique
- João Pedro
- Zinho Hoffmann
- Lucas Besozzi
- Nathan Fernandes
- Diego Souza
- Juan Iturbe
Técnicos
- Renato Gaúcho