Na temporada 2022, o Náutico disputou o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Timbu começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time terminou na 2ª colocação, com 17 pontos, e conseguiu vaga direta na semifinal.
Com 22, o Retrô liderou e também se garantiu direto na semi. As equipes que ficaram entre 3º e 6º também se classificaram, mas para as quartas de final. O adversário do Alvirrubro foi o Santa Cruz e a classificação veio de forma apertada.
Precisamente, os times empataram, sem gols em jogo único (0 a 0), no Estádio dos Aflitos, o que levou a definição do finalista para os pênaltis, com o triunfo do Timba (4 a 3). Na final, o Náutico encarou o Retrô e levou um susto no primeiro embate.
Jogando em casa, o Timbu perdeu por um placar simples (0 a 1), o que complicou a situação para o segundo encontro, na casa do adversário. No entanto, o time devolveu o resultado (0 a 1) e se sagrou campeão vencendo nas penalidades (2 a 4).
Boa campanha no ‘Nordestão’
Na Copa do Nordeste, a equipe pernambucana terminou a primeira fase na 3ª colocação do Grupo A, com 14 pontos, atrás de Ceará (18 pontos) e Botafogo-PB (15 pontos), e se garantiu no mata-mata do torneio.
O CRB (14 pontos) foi o quarto e último classificado da chave (14 pontos). Nas quartas de final, o Náutico passou pelo Botafogo-PB novamente por meio dos pênaltis (3 a 4), após empate (1 a 1) em jogo único, no Estádio Almeidão.
A boa campanha do Timbu, no entanto, foi encerrada na semifinal, diante do Fortaleza, que viria a ser campeão em seguida. Em confronto único, o Leão, que jogava ao lado da torcida, na Arena Castelão, venceu com autoridade (2 a 0) e passou pelo Alvirrubro.
Decepção completa nacional
Já na Copa do Brasil, o Alvirrubro teve péssimo desempenho e decepcionou sua torcida com a eliminação ainda na primeira fase para o modesto Tocantinópolis-TO. Em confronto único, no Estádio João Ribeiro, os donos da casa venceram pelo placar mínimo (1 a 0) e eliminaram o Timbu.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O cenário foi ainda pior na Série B do Campeonato Brasileiro. O Náutico protagonizou uma campanha vexatória e foi rebaixado à terceira divisão com a pior campanha da competição. Foram apenas 30 pontos somados, 14 a menos que o Novorizontino, que ficou em 16º, com 44, último a evitar a queda.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o Timbu obteve oito vitórias, seis empates e 24 derrotas, aproveitamento de 26%, com 32 gols marcados e 65 sofridos, saldo negativo de 33. Além da equipe pernambucana, foram rebaixados à Série C também CSA (42 pontos), Brusque (34 pontos) e Operário-PR (34 pontos).
Elenco do Náutico de 2022
Goleiros
- Lucas Perri
- Jean
- Bruno Lopes
- Bruno Ferreira
- Renan
Laterais direitos
- Victor Ferraz
- Thassio
- Hereda
- Anilson
- Thiago Ennes
Zagueiros
- Carlão
- Camutanga
- João Paulo
- Bruno Bispo
- Wellington
- Rafael Ribeiro
- Arthur
- Maurício
Laterais esquerdos
- Júnior Tavares
- João Lucas
- Luan
- Ailton Silva
Volantes
- Djavan
- Rhaldney
- Ralph
- Jobson
- Wagninho
- Thomaz
- Luís Felipe
- Mateus Carvalho
- Nascimento
Meias
- Jean Carlos
- Richard Franco
- Souza
- Juninho Carpina
- Eduardo Teixeira
Atacantes
- Pedro Vitor
- Robinho
- Ewandro
- Kieza
- Julio Rodrigues
- Amarildo
- Léo Passos
- Leandro Carvalho
- Éverton Brito
- Luis Phelipe
- Geuvânio
- Jonathas
- Niltinho
- Júlio Vitor
- Jhon
- Kauan Maranhão
- Kayon
Técnicos
- Hélio dos Anjos
- Felipe Conceição
- Roberto Fernandes
- Elano
- Dado Cavalcanti