Na temporada 2022, o Vila Nova disputou o Campeonato Goiano, a Copa do Brasil, Copa Verde e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Tigre começou de forma interessante com a boa campanha no Estadual. Na primeira fase, o time liderou o Grupo B, com 18 pontos, e garantiu vaga na fase final.
O Colorado terminou à frente de Atlético-GO (17 pontos), Iporá (15 pontos) e CRAC (13 pontos), que também garantiram vaga. Nas quartas de final, a equipe passou pelo Goianésia com vitórias tanto como visitante (1 a 2) quanto como mandante (3 a 1).
A campanha do Vila Nova, no entanto, foi interrompida na semifinal. O adversário na ocasião foi o Atlético-GO, e a classificação escapou com uma derrota fora (3 a 2) e um empate fora (1 a 1). Posteriormente, o Dragão se sagrou campeão do Goianão.
Tigrão nas Copas
Na Copa do Brasil, o Tigre fez uma campanha razoável. Primeiramente, superou o Rio Branco-AC com um empate sem gols (0 a 0), no Estádio Florestão, contando com a vantagem, e passou pelo Guarani nos pênaltis (4 a 5) após empate movimentado no tempo normal (2 a 2), jogando no Brinco de Ouro.
Entretanto, o Colorado não passou da terceira fase, quando foi eliminado pelo Fluminense. A equipe goiana foi derrotada tanto no jogo de ida (3 a 2), no Maracanã, quanto no da volta (0 a 2), no Serra Dourada.
Já na Copa Verde, o Time do Povo chegou muito perto de gritar campeão, com a campanha de finalista. Anteriormente, o time superou Operário-MT, Real Noroeste-ES e Brasiliense-DF, nas oitavas de final, quartas de final e semifinal, respectivamente.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na finalíssima, o Vila Nova teve pela frente o Paysandu e os dois confrontos foram muito disputados. No jogo de ida, na Curuzu, os times não saíram do empate sem gol (0 a 0), e a igualdade aconteceu novamente no Serra Dourada (1 a 1). Com isso, o torneio foi decidido nos pênaltis, com o triunfo do Papão (3 a 4).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nada empolgante na Série B
Na Série B, a equipe goiana não realizou uma boa campanha e terminou na segunda metade da tabela, não muito distante do último rebaixado à terceira divisão. Precisamente, o Colorado terminou na 13ª colocação, com 47 pontos, cinco a mais que o CSA, que com 42 ficou em 17º.
Além dos alagoanos, foram rebaixados Brusque (34 pontos), Operário-PR (34 pontos) e Náutico (30 pontos). Nas 38 rodadas, o Vila Nova obteve nove vitórias, 20 empates e nove derrotas, aproveitamento de 41%, com 28 gols marcados e 31 sofridos, saldo negativo de três.
Elenco do Vila Nova de 2022
Goleiros
- Tony
- Georgemy
- Pedro Campanelli
Laterais direitos
- Alex Silva
- Railan
Zagueiros
- Rafael Donato
- Renato
- Alisson Cassiano
- Anderson Jordan
- Ricardo Lima
- Matheus Mancini
Laterais esquerdos
- Willian Formiga
- Jefferson
- Bruno Collaço
Volantes
- Ralf
- Moacir
- Sousa
- Jean Martim
- Rafinha
- Pedro Bambu
- Vitor Graziani
- Deivid
Meias
- Arthur Rezende
- Wagner
- Pablo Roberto
- João Lucas
- Marlone
- Romário
Atacantes
- Matheuzinho
- Daniel Amorim
- Diego Tavares
- Pablo Dyego
- Neto Pessoa
- Rubens
- Victor Andrade
- Kaio Nunes
- Jean Silva
- Dentinho
- Matheus Souza
- Hugo Cabral
- Johnatan Cardoso
- Clayton Silva
- Guilherme Pires
- Riquelme
Técnicos
- Higo Magalhães
- Dado Cavalcanti
- Allan Aal