Na temporada 2022, o Sport disputou o Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Leão começou de forma negativa com a eliminação precoce no Estadual. Inicialmente, o time avançou na 4ª colocação na fase de classificação, com 16 pontos.
O Rubro-Negro ficou atrás do líder Retrô (22 pontos), além dos rivais Náutico (17 pontos) e Santa Cruz. Salgueiro (15 pontos) e Caruaru City (12 pontos) fecharam o grupo dos seis classificados.
Nas quartas de final, a equipe da Ilha do Retiro acabou deixando a competição diante do Salgueiro. Os times empataram no tempo normal (2 a 2), mas o adversário levou a melhor nas penalidades (2 a 4).
Na trave…
Já na Copa do Nordeste, a equipe pernambucano realizou uma grande campanha e foi finalista. A princípio, se classificou em 3º no Grupo A, com 14 pontos, atrás de Fortaleza (16 pontos) e CSA (14 pontos). O Atlético-BA (11 pontos) pegou a última vaga à fase final.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Em seguida, o Sport superou CSA, nas quartas de final, e CRB, na semifinal, garantindo vaga na finalíssima. O adversário foi o Fortaleza, que se sagrou campeão arrancando um empate (1 a 1) no jogo de ida, na Arena Pernambuco, e vitória magra na volta (1 a 0), na Arena Castelão.
Vexame
A história do Rubro-Negro na Copa do Brasil, no entanto, não foi nada longa. A equipe pernambucana foi eliminada ainda na primeira fase para o Altos-PI, após derrota simples como visitante (1 a 0). Foi a quarta eliminação seguida do Leão na primeira fase do torneio, sendo que nos anos anteriores saiu para Tombense (2019), Brusque (2020) e Juazeirense (2021).
Disputa pelo acesso
O Sport disputou o acesso na Série B até as últimas rodadas, mas não conseguiu o objetivo e não subiu à primeira divisão. O Leão terminou na 7ª colocação, com 57 pontos, cinco a menos em relação ao Vasco da Gama, o último a conseguir a promoção, que somou 62.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Rubro-Negro acumulou 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, aproveitamento de 50%, com 37 gols marcados e 36 sofridos, saldo positivo de seis. Além da equipe carioca, Cruzeiro (78 pontos), Grêmio (65 pontos) e Bahia (62 pontos) também conseguiram o acesso.
Elenco do Sport de 2022
Goleiros
- Mailson
- Saulo
- Carlos Eduardo
- Denis
Laterais direitos
- Ewerthon
- Ezequiel
- Eduardo
Zagueiros
- Sabino
- Rafael Thyere
- Chico
- Fábio Alemão
Laterais esquerdos
- Sander
- Lucas Hernández
- Victor Gabriel
Volantes
- William Oliveira
- Ronaldo
- Pedro Naressi
- Fabinho
- Ítalo
- Pedro Martins
- Nicolás Watson
Meias
- Bruno Matias
- Denner
- Giovanni
- Everton Felipe
- Blas Cáceres
- Thiago Lopes
- Alanzinho
Atacantes
- Luciano Juba
- Javier Parraguez
- Ray Vanegas
- Kayke
- Wanderson
- Jáderson
- Facundo Labandeira
- Gustavo Coutinho
- Vágner Love
- Flávio Souza
- Bill
- Paulinho
- Rodrigão
- Cristiano
- Mikael
- Adryan
Técnicos
- Gustavo Florentín
- Gilmar Dal Pozzo
- Lisca
- Claudinei Oliveira