Na temporada 2022, o Atlético-GO disputou o Campeonato Goiano, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Dragão começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time ficou na 2ª colocação do Grupo B, com 17 pontos, atrás do líder Vila Nova, que somou 18.
Iporá (15 pontos) e CRAC (10 pontos) foram os outros dois classificados naquela chave. Na fase final da competição, o Rubro-Negro superou Morrinhos nas quartas de final, e o Vila Nova na semifinal.
O adversário na finalíssima foi o arquirrival Goiás, e o título do Goianão veio com autoridade. Precisamente, o Atlético-GO venceu o Esmeraldino tanto no jogo de ida (1 a 0), no Estádio Antônio Accioly, quanto no de volta (1 a 3), no Estádio Hailé Pinheiro, o popular Serrinha.
Ótima campanha na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a equipe goiana fez uma campanha vistosa e chegou às quartas de final. Na ocasião, o Dragão foi eliminado pelo Corinthians mesmo tendo vencido no jogo de ida (2 a 0), jogando em campo. O problema foi que na volta foi goleado (4 a 1) como visitante e se despediu do torneio.
Até chegar no Alvinegro Paulista, o Rubro-Negro superou União Rondonópolis-MT, Nova Venécia-ES e Cuiabá, nas três primeiras fases, além de ter superado mais uma vez o Goiás, nas oitavas de final. Os times empataram sem gols no Antônio Accioly, mas o Atlético-GO venceu com muita autoridade o Esmeraldino (0 a 3) em pleno Serrinha.
Surpresa na Sul-Americana
Depois da Copa do Brasil, o Dragão conseguiu outro grande feito na temporada. Na Sul-Americana, a equipe brasileira começou com o 1º lugar do Grupo F, com 13 pontos, superando LDU (11 pontos), do Equador, Antofagasta (seis pontos), do Chile, e Defensa y Justicia (quatro pontos), da Argentina.
No mata-mata, o Rubro-Negro mostrou autoridade e passou por dois campeões de Libertadores, casos de Olímpia, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai, nas oitavas e quartas de final, respectivamente. Entretanto, o Atlético-GO acabou vencido pelo compatriota São Paulo, na semifinal.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A equipe goiana não entregou a vaga com facilidade. No jogo de ida, em Goiânia, o Dragão conseguiu uma boa vitória (3 a 1), mas o Tricolor foi buscar a igualdade na somatória dos placares jogando no Estádio do Morumbi (2 a 0), o que forçou as penalidades. Com o apoio da torcida, os paulistas levaram a melhor (4 a 2).
Decepção no Brasileiro
Após acumular título e boas campanhas nas Copas que participou, o Rubro-Negro encerrou a temporada com decepção, com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Atlético-GO ficou na 18ª colocação, com 36 pontos, cinco a menos em relação ao Cuiabá, que somou 41 e foi o último a se salvar da queda.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas da competição, o Dragão acumulou oito vitórias, 12 empates e 18 derrotas, aproveitamento de 32%, com 39 gols marcados e 57 sofridos, saldo negativo de 18. Além da equipe goiana, foram rebaixados à Série B também Ceará (37 pontos), Avaí (35 pontos) e Juventude (22 pontos).
Elenco do Atlético-GO de 2022
Goleiros
- Ronaldo
- Renan
- Luan Polli
- Diego Loureiro
Laterais direitos
- Hayner
- Dudu Marques
- Luan Sales
Zagueiros
- Wanderson
- Ramon Menezes
- Lucas Gazal
- Klaus
- Michel Custódio
- Gabriel Noga
Laterais esquerdos
- Jefferson
- Arthur Henrique
Volantes
- Marlon Freitas
- Gabriel Baralhas
- Edson
- Edson Fernando
- Rickson
- Willian Maranhão
- Rhaldney
- Isaac
- Lucas Lima
Meias
- Jorginho
- Shaylon
- Wellington Rato
- Ramon
Atacantes
- Léo Pereira
- Airton
- Diego Churín
- Luiz Fernando
- Brian Montenegro
- Leandro Barcía
- Ricardinho
- Dellatorre
- Kelvin
- João Peglow
- Jean Carlos
Técnicos
- Marcelo Cabo
- Umberto Louzer
- Jorginho
- Eduardo Baptista