Na temporada 2022, o Cuiabá disputou o Campeonato Mato-Grossense, a Copa do Brasil, Copa Verde, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Dourado começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time conseguiu a 1ª colocação, com 22 pontos, e se garantiu na fase final.
Pelo regulamento, os dois primeiros colocados se garantiriam diretamente na semifinal. Além do Verdão, o Luverdense pegou a vaga direta, na 2ª colocação, com 20 pontos.
Os demais, do 3º ao 6º, disputaram as quartas de final. O adversário do Cuiabá foi o Dom Bosco, que passou pelo Academia, e a classificação veio de forma tranquila, com uma vitória como visitante (0 a 1) e outra como mandante (3 a 0).
Na finalíssima, o Dourado encarou o União Rondonópolis, que superou o Luverdense na outra semi. O Verdão garantiu o título vencendo o jogo de ida (2 a 3), no Estádio Engenheiro Luthero Lopes, e uma goleada na volta (4 a 0), na Arena Pantanal.
Copas do Dourado
Na Copa do Brasil, a equipe mato-grossense não foi muito longe. Inicialmente, superou ASA-AL e Figueirense, na primeira e segunda fase, mas foi eliminado na terceira, pelo Atlético-GO. Os times empataram no jogo de ida (1 a 1), em Goiânia, e na volta (0 a 0), e o Rubro-Negro avançou nos pênaltis (3 a 5).
O Cuiabá também não durou muito tempo na Copa Verde, sendo eliminado nas quartas de final pelo Brasiliense-DF. Em jogo único, disputado na Arena Pantanal, o Jacaré venceu com autoridade (0 a 3) e se classificou no torneio. Anteriormente, o Dourado havia eliminado o Costa Rica-MS, na segunda fase, com uma vitória (2 a 0).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na Sul-Americana, a equipe brasileira realizou mais uma campanha sem vida longa. O Verdão entrou no Grupo B, com Melgar, do Peru, Racing, da Argentina, e River, do Uruguai, e terminou na 3ª colocação, com seis pontos, atrás de peruanos (12 pontos) e argentinos (12 pontos), mas à frente de uruguaios (seis pontos). Apenas os dois primeiros avançaram ao mata-mata.
Quase queda no Brasileirão
O Cuiabá não se saiu bem no Campeonato Brasileiro, com a luta contra o rebaixamento, mas que pelo menos foi bem sucedida. Precisamente, a equipe mato-grossense terminou na 16ª colocação, com 41 pontos, quatro a mais em relação ao Ceará, o 17º, com 37, e último rebaixado.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Dourado acumulou 10 vitórias, 11 empates e 17 derrotas, aproveitamento de 36%, ainda com 31 gols marcados e 42 sofridos, saldo negativo de 11. Além da equipe cearense, foram rebaixados à segunda divisão também Atlético-GO (36 pontos), Avaí (35 pontos) e Juventude (22 pontos).
Elenco do Cuiabá de 2022
Goleiros
- Walter
- João Carlos
- Peruchi
Laterais direitos
- João Lucas
- Daniel Guedes
- Giuliedson
- Thainan
Zagueiros
- Alan Empereur
- Marllon
- Paulão
- Joaquim
- Juan Ojeda
- Lucas Evangelista
- Lucão
- João Maranini
Laterais esquerdos
- Uendel
- Igor Cariús
- Sidcley
- Léo Herrero
- Alexandre Melo
- Rikelme
Volantes
- Marcão Silva
- Cristhian Rivas
- Denilson Alves
Meias
- Rodriguinho
- Pepê
- Valdívia
- Rafael Gava
- Kelvin Osorio
- Camilo Reijers
- Gabriel Pirani
- Vinícius Boff
- Lucas Cardoso
- Marco Antônio
- Guilherme Sonego
- André
Atacantes
- Alesson
- André Luís
- Élton
- Jenison
- Felipe Marques
- André
- Jonathan Cafú
- Deyverson
- Éverton Cardoso
- Marquinhos
- Gustavo Nescau
- Kennyd
- Gabryel Vinicius
Técnicos
- Pintado
- António Oliveira