Na temporada 2022, o Santos disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Peixe começou de forma negativa no Estadual, com uma campanha ruim, que culminou na eliminação precoce. A equipe praiana não se classificou à fase final.
Precisamente, o Alvinegro ficou apenas na 3ª colocação do Grupo D na primeira fase, com 14 pontos, atrás de Red Bull Bragantino (20 pontos) e Santo André (15 pontos). A Ponte Preta completou a chave (nove pontos).
A Macaca, inclusive, foi a segunda rebaixada à Série A2 do Paulistão, tendo pontuado não muito menos que o Peixão, somente cinco a menos. O Novorizontino (três pontos) foi o primeiro a cair de divisão estadual. O Santos foi o 13º colocado entre 16 times que disputaram a competição.
Dupla eliminação nas oitavas de final
A equipe paulista começou a Copa do Brasil positivamente, superando Salgueiro-PE, Fluminense-PI e Coritiba, nas três primeiras fases, mas foi eliminado em seguida, nas oitavas de final, para um de seus rivais estaduais.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Trata-se do Corinthians, que naquela edição chegou à finalíssima, mas foi derrotado pelo Flamengo. Diante do rival, o Peixe foi goleado no jogo de ida (4 a 0), na Neo Química Arena, e nem a vitória na Vila Belmiro (1 a 0) evitou a saída do torneio.
Diferente do Paulista, o Peixão conseguiu avançar da fase de grupos, mas a vaga veio nos detalhes. A equipe brasileira conseguiu a única vaga na Chave C, com a liderança, somando 11 pontos, a mesma do 2º colocado, Unión La Calera, do Chile, que ficou atrás no critério de gols feitos (sete contra seis).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O grupo ainda tinha Universidad Católica (cinco pontos), do Equador, e Banfield (cinco pontos), da Argentina. No entanto, já nas oitavas de final, o Peixão foi superado pelo Deportivo Táchira, da Venezuela. Os times empataram pelo mesmo placar (1 a 1) tanto na ida quanto na volta, mas a equipe venezuelano venceu nas penalidades (2 a 4).
Sem empolgar no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o Santos fechou o ano basicamente da forma como começou, sem empolgar sua torcida, e terminou na modesta 12ª colocação na tabela, com 47 pontos conquistados ao longo das 38 rodadas.
Por outro lado, a campanha rendeu vaga na Sul-Americana do ano seguinte. O Alvinegro acumulou 12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas, aproveitamento de 41%, com 44 gols marcados e 41 sofridos, saldo positivo de três.
Elenco do Santos de 2022
Goleiros
- João Paulo
- John
- Paulo Mazoti
- Diógenes
Laterais direitos
- Madson
- Auro
- Nathan
Zagueiros
- Eduardo Bauermann
- Maicon
- Emiliano Velázquez
- Luiz Felipe
- Kaiky
- Alex Nascimento
Laterais esquerdos
- Felipe Jonatan
- Lucas Pires
Volantes
- Rodrigo Fernández
- Sandry
- Vinicius Balieiro
- Willian Maranhão
- Jobson
Meias
- Vinicius Zanocelo
- Ricardo Goulart
- Camacho
- Jhojan Julio
- Gabriel Pirani
- Bruno Oliveira
- Luan
- Gabriel Carabajal
- Ed Carlos
Atacantes
- Lucas Braga
- Marcos Leonardo
- Ângelo Gabriel
- Rwan Cruz
- Léo Baptistão
- Lucas Barbosa
- Brayan Angulo
- Marcos Guilherme
- Yeferson Soteldo
- Tailson
Técnicos
- Fábio Carille
- Fabián Bustos
- Lisca