Na temporada 2022, o América-MG disputou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O começo de ano do Coelho não foi dos melhores, com a campanha decepcionante no Estadual. O time não fez uma boa campanha na primeira fase, e ficou sem a vaga na semifinal.
Precisamente, o Mecão ficou na 5ª colocação, com 17 pontos, enquanto apenas os quatro primeiros na tabela se classificavam. Foram os casos de Atlético-MG (28 pontos), Athletic-MG (25 pontos), Cruzeiro (22 pontos) e Caldense (18 pontos).
Com ‘prêmio de consolação’, o Coelhão foi para o Troféu Inconfidência, disputado entre os times que ficaram de 5º a 8º na classificação. Porém, o América-MG foi superado de imediato, na semifinal, pelo Tombense-MG, com uma derrota fora (3 a 1) e empate em casa (1 a 1).
Nas quartas da Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Coelho entrou diretamente na terceira fase e superou de imediato o CSA, vencendo no Estádio Rei Pelé (0 a 3) e na Arena Independência (2 a 0). Nas oitavas de final, a vítima da vez foi o Botafogo, novamente com dois ótimos triunfos, em casa (3 a 0) e fora (0 a 2).
Chegando nas quartas de final, a equipe mineira encarou o São Paulo, mas acabou eliminada. No jogo de ida, no Estádio do Morumbi, o time perdeu (1 a 0), e conseguiu apenas um empate na volta (2 a 2), na Arena Independência, resultado que não foi o suficiente para continuar no Torneio.
Debutante na Libertadores
Naquele ano, o Mecão disputou a Libertadores pela primeira vez na sua história. Inicialmente, a equipe brasileira entrou na fase preliminar, que é mais conhecida como Pré-Libertadores. Superando Guaraní, do Paraguai, e Barcelona, do Equador, conseguiu vaga na fase de grupos.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O América-MG entrou na Chave D, ao lado do rival Atlético-MG, Deportes Tolima, da Colômbia, e Independiente del Valle, do Equador. Porém, os mineiros não fizeram boa campanha e foram eliminados na lanterna do grupo, com apenas dois pontos, somando nenhuma vitória, dois empates e quatro derrotas.
Meio de tabela no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Coelho realizou uma campanha mediana e terminou na 11ª colocação, com 53 pontos conquistados, dois a menos que o Fortaleza, que com 55 foi o último integrante do G8. Os oito clubes se classificaram para a próxima Libertadores.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Em 38 rodadas, o Mecão acumulou 15 vitórias, oito empates e 15 derrotas, aproveitamento de 46%, com 39 gols marcados e 41 sofridos, saldo negativo de dois. A campanha rendeu a equipe mineira uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do América-MG de 2022
Goleiros
- Matheus Cavichioli
- Jaílson
- Airton
- Jori
Laterais direitos
- Patric
- Raul Cáceres
- Arthur Augusto
Zagueiros
- Éder Ferreira
- Germán Conti
- Danilo Avelar
- Iago Maidana
- Luan Patrick
- Ricardo Silva
- Gustavo Marques
- Zé Vitor
Laterais esquerdos
- Marlon
- João Paulo
- Carlos Junio
Volantes
- Lucas Kal
- Alê
- Zé Ricardo
- Juninho Valoura
- Flávio Silva
Meias
- Juninho
- Índio Ramírez
- Matheusinho
- Martín Benítez
- Gustavinho
- Rodriguinho
- Mateus Henrique
- Emmanuel Martínez
Atacantes
- Felipe Azevedo
- Henrique Almeida
- Everaldo
- Pedrinho
- Wellington Paulista
- Aloísio
- Carlos Alberto
- Kawê
- Gonzalo Mastriani
- Paulinho Bóia
- Adyson
- Rodolfo
- Léo Passos
Técnicos
- Marquinhos Santos
- Vágner Mancini