Na temporada 1999, a Seleção Brasileira disputou a terceira edição da Copa do Mundo, sediada nos Estados Unidos. Nas duas anteriores, uma em 1991, na China, e outra em 1995, na Suécia, o Brasil foi eliminado na fase de grupos.
Em 99, no entanto, a Seleção Canarinha conseguiu uma ótima campanha e foi eliminada apenas na semifinal. A Verde-Amarelo começou na Chave B do torneio, ao lado de Alemanha (cinco pontos), Itália (quatro pontos) e México (zero ponto).
Com sete pontos, as Meninas Brasileiras garantiram a 1ª colocação. Na estreia, o Brasil goleou as mexicanas (7 a 1), depois venceu as italianas (2 a 0) e empatou com as alemãs (3 a 3). Foi a primeira vez que a Verde-Amarela avançou à fase final da Copa do Mundo.
A Seleção Canarinha encarou a Nigéria nas quartas de final e passou dificuldades. O jogo terminou empatado nos 90 minutos (3 a 3) e a vaga brasileira veio na prorrogação, com gol de ouro (4 a 3). Na semifinal, no entanto, as Meninas Brasileiras não tiveram a mesma sorte.
O Brasil foi eliminado pelas anfitriãs, os Estados Unidos, com uma derrota sólida (2 a 0). Com isso, a Verde Amarela foi para a disputa do 3º lugar contra a Noruega. As seleções empataram sem gols no tempo normal, mas as Meninas Brasileiras venceram nas penalidades (5 a 4).
Jogos Olímpicos
No ciclo de quatro anos até o Mundial, a Seleção Canarinha disputou os Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, a estreia da modalidade na competição, e fez uma boa campanha. Na fase de grupos, a Verde-Amarela ficou na Chave F, com cinco pontos, atrás apenas da Noruega (sete pontos).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Alemanha (quatro pontos) e Japão (zero ponto). Entretanto, na semifinal, as Meninas Brasileiras foram superadas pela China, em confronto muito disputado (3 a 2), o que levou o Brasil para a disputa da medalha de bronze. A adversária foi a Noruega, que venceu (0 a 2) e ficou em 3º lugar.
Copa América
Um ano antes da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira ainda disputou a Copa América, sediada na Argentina, a terceira edição do torneio, que foi vencida novamente pelo Brasil. Foi uma campanha arrasadora brasileira, com direito a goleadas em todas as partidas. Foram seis vitórias em seis jogos, 48 gols marcados e apenas três sofridos.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Inicialmente, a Verde-Amarela se classificou em 1º no Grupo A, com 12 pontos, superando Peru (15 a 0), Colômbia (12 a 1), Venezuela (14 a 0) e Chile (7 a 0). Na semifinal, a Seleção Canarinha aplicou mais uma goleada, sobre o Equador (11 a 1), e passou por cima da anfitriã Argentina na final (7 a 1), fechando com chave de ouro a conquista.
Pan-Americano
Em 1999, o futebol feminino ganhou espaço pela primeira vez na história dos Jogos Pan-Americanos, edição sediada em Winnipeg, no Canadá. O torneio, entretanto, não teve a presença do Brasil, que participou de forma inédita em 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, e levou a medalha de ouro.
Elenco da Seleção Brasileira Feminina de 1999
Goleiros
- Maravilha
- Andréia Suntaque
Laterais direitos
- Nenê
Zagueiros
- Elane
- Tânia Maranhão
- Juliana Cabral
- Marisa
Laterais esquerdos
- Fanta
Volantes
- Cidinha
- Formiga
- Suzana
- Valéria
Meias
- Sissi
- Raquel Noronha
- Maycon
- Deva
- Priscila Faria
Atacantes
- Pretinha
- Kátia Cilene
- Grazi
Técnicos
- Wilson Oliveira