Pioneira, a Seleção Brasileira disputou a primeira edição da Copa do Mundo da modalidade, realizada em 1991, na China, mas não fez uma boa campanha na ocasião.
O Brasil entrou no Grupo B do torneio, ao lado de Estados Unidos, Suécia e Japão. As Meninas Brasileiras até começaram com o pé direito com vitória sobre as japonesas (0 a 1).
Na sequência, porém, a Seleção Canarinha foi goleada pelas estadunidenses (0 a 5), e ainda perdeu para as suecas (0 a 2). Naquela época, a vitória valia dois pontos no torneio, os únicos conquistados pela Verde-Amarela na chave.
Norte-americanas (seis pontos) e europeias (quatro pontos) ficaram nas 1ª e 2ª posições, respectivamente, e avançaram à fase final. Enquanto isso, o Brasil em 3º (dois pontos), e as asiáticas (zero ponto), foram eliminadas da Copa do Mundo.
Copa América
Naquele mesmo ano, meses antes, aconteceu também a primeira edição da Copa América, em solo brasileiro, com apenas três seleções, casos de Brasil, Venezuela e Chile. Em casa, a Seleção Canarinha se sagrou campeã ficando em 1º (seis pontos), com goleadas sobre chilenas (6 a 1) e venezuelanas (6 a 0).
Torneio Experimental
Na caminhada até a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira ainda disputou o Torneio Experimental, que serviu de laboratório para o Mundial e foi realizado em 1988, na China. As Meninas Brasileiras ficaram no Grupo B, com Noruega, Austrália e Tailândia.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A estreia brasileira não foi positiva, com derrota para as australianas (0 a 1), mas as coisas melhoraram no confronto seguinte, no triunfo sobre as norueguesas (2 a 1). No fechamento da chave, o Brasil ainda aplicou uma sonora goleada sobre as tailandesas (9 a 0).
Com a campanha, a Verde-Amarela avançou à fase final e superou a Holanda nas quartas de final (2 a 1). No entanto, o Brasil foi eliminado na semifinal para a Noruega (2 a 1), mesma adversária que havia superado durante a fase de grupos da competição.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Na decisão do 3º lugar, a Seleção Canarinha levou a melhor sobre a China, a anfitriã, nas penalidades (3 a 4), após empate sem gols no tempo normal (0 a 0). Portanto, as brasileiras conseguiram uma expressiva medalha de bronze. As norueguesas foram campeãs sobre a Suécia.
Olimpíadas
Também em 1988 aconteceram os Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, mas na época o futebol feminino fazia parte das atrações, o que mudou na edição de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Em 88, apenas os meninos disputaram e ficaram com a medalha de prata, com derrota na final para a União Soviética.
Elenco da Seleção Brasileira Feminina de 1991
Goleiras
- Meg
- Miriam
Laterais direitas
- Rosa Lima
Zagueiras
- Marisa
- Elane
- Solange
Laterais esquerdas
- Fanta
Volantes
- Márcia Taffarel
- Doralice
- Danda
Meias
- Fia
- Marcia Honório
- Cenira
- Pelezinha
Atacantes
- Roseli
- Pretinha
- Nalvinha
- Adriana
Técnico
- Fernando Pires