Na temporada 2021, o Santos disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma negativa para o Peixe que sequer passou da fase de grupos no Estadual. Precisamente, o Alvinegro na 3ª colocação da Chave D, com 13 pontos, sendo que apenas os dois primeiros avançavam.
Foram os casos de Mirassol (18 pontos) e Guarani (14 pontos), que garantiram vaga no mata-mata da competição. O São Caetano (três pontos) completou o grupo, na última posição, e acabou rebaixado à Série A2 do ano seguinte.
Na Copa do Brasil, o time da Baixada Santista fez uma campanha mediana. Inicialmente, superou Cianorte-PR e Juazeirense-BA, na terceira fase e oitavas de final, mas caiu nas quartas de final para o Athletico-PR, com duas derrotas pelo mesmo resultado (1 a 0).
‘Liberta’ e ‘Sula’
O Santos entrou na Pré-Libertadores, na segunda fase, e nela precisou superar Deportivo Lara, da Venezuela, e San Lorenzo, da Argentina, na terceira, para garantir vaga na fase de grupos do torneio.
Com a classificação garantida, o Peixe entrou na Chave C, ao lado de Barcelona, do Equador, Boca Juniors, da Argentina, e The Strongest, da Bolívia. A equipe brasileira, no entanto, decepcionou e ficou apenas em 3º, com seis pontos.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Equatorianos (13 pontos) e argentinos (10 pontos) ficaram com a vaga no mata-mata, enquanto os bolivianos terminaram na lanterna. Com a colocação, o Alvinegro conseguiu um ‘prêmio de consolação’, uma vaga na Sul-Americana.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
A equipe da Baixada Santista entrou diretamente nas oitavas de final e superou o Independiente, da Argentina, com uma vitória na Vila Belmiro (1 a 0) e empate no Estádio Libertadores de América. Entretanto, nas quartas de final, o Santos caiu para o Libertad, do Paraguai, vencendo em casa (2 a 1) e perdendo fora (1 a 0), pelo critério de gol como visitante.
Mediano no Brasileiro
No Brasileirão, a equipe paulista realizou uma campanha mediana, tanto que terminou exatamente no meio da tabela, na 10ª colocação, com 50 pontos somados. Foram 12 vitórias, 14 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 44%, com 35 gols marcados e 40 sofridos, saldo negativo de cinco.
Elenco do Santos de 2021
Goleiros
- João Paulo
- John
- Vladimir
- Jandrei
Laterais direitos
- Pará
- Madson
- Sandro Perpetuo
Zagueiros
- Luiz Felipe
- Kaiky
- Wagner Leonardo
- Robson Reis
- Luan Peres
- Danilo Boza
- Emiliano Velázquez
- Jhonnathan
- Alex Nascimento
Laterais esquerdos
- Felipe Jonatan
- Moraes
Volantes
- Alison
- Vinicius Balieiro
- Camacho
- Sandry
- Guilherme Nunes
Meias
- Jean Mota
- Carlos Sánchez
- Gabriel Pirani
- Vinícius Zanocelo
- Ivonei
- Kevin Malthus
- Lucas Lourenço
Atacantes
- Marinho
- Ângelo
- Kaio Jorge
- Marcos Guilherme
- Marcos Leonardo
- Lucas Braga
- Raniel
- Bruno Marques
- Jonathan Copete
- Diego Tardelli
- Yeferson Soteldo
- Léo Baptistão
- Allanzinho
- Renyer
- Lucas Venuto
Técnicos
- Ariel Holan
- Fernando Diniz
- Fábio Carille