Na temporada 1990/1991, o Estrela Vermelha disputou a Copa da Iugoslávia, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Iugoslavo.
A equipe situada na Sérvia, que na época fazia parte da Iugoslávia, fez uma temporada quase perfeita, vencendo quase tudo o que disputou.
Das três competições, o time de Belgrado não foi campeão apenas da Copa da Iugoslávia. No torneio, o Estrela realizou uma bela campanha, superando NK Belišće, FK Vojvodina, FK Proleter Zrenjanin e OFK Belgrado, na primeira fase, segunda fase, quartas de final e semifinal.
Na decisão, os Vermelhos e Brancos tiveram pela frente o Hajduk Split, confronto disputado no Estádio Partizan. O adversário venceu pelo placar mínimo (1 a 0) e foi campeão.
Fazendo história na Europa
Os Imbatíveis conquistaram a Liga dos Campeões pela primeira vez na história. Inclusive, foi o único time iugoslavo, atualmente sérvio, a chegar na maior glória do Velho Continente.
Na primeira eliminatória, o Estrela Vermelha superou o Grasshoppers, da Suíça, com um empate no Estádio Rajko Mitic (1 a 1) e uma goleada no Estádio Hardturm (1 a 4). Na segunda, a vítima da vez foi o Rangers, da Escócia.
Os iugoslavos se classificaram às quartas de final com uma vitória expressiva em casa (3 a 0) e empate fora de casa (1 a 1). Na sequência, os Vermelhos e Brancos passaram pelo Dynamo Dresden, da Alemanha.
No jogo de ida, em casa, o Estrela encaminhou a classificação com uma vitória convincente (3 a 0) e ainda voltou a vencer como visitante (1 a 2) para não ter dúvidas. Na semifinal, os Imbatíveis teriam um oponente muito complicado.
Trata-se do Bayern de Munique, da Alemanha, e a vaga na final não chegou barata. No entanto, os iugoslavos beliscaram um triunfo no jogo de ida (1 a 2), no Estádio Olímpico de Berlin, e garantiram a vaga empatando no Estádio Rajko Mitic (2 a 2).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O outro time da finalíssima foi o Olympique de Marselha, da França, que na outra semi superou o Spartak Moscou, da Rússia. O jogo decisivo foi realizado no Estádio San Nicola, em Bari, na Itália. Com a bola rolando, os times empataram sem gols (0 a 0), mas o time de Belgrado levou a melhor nas penalidades (5 a 3).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Campeões nacionais
O Estrela Vermelha também conquistou o Campeonato Iugoslavo, só que, diferente do torneio europeu, encontrou facilidade e somou oito pontos a mais em relação ao 2º colocado. Precisamente, o time de Belgrado conseguiu 54, enquanto o vice-campeão Dínamo Zagreb 46.
Os Vermelhos e Brancos conseguiram, na campanha de campeão, 25 vitórias, seis empates e cinco derrotas, em 36 rodadas, ainda com 88 gols marcados e 35 sofridos, saldo positivo de 53. Foi a última edição da competição antes da dissolução da Iugoslávia, em 1992, época marcada por conflitos.
Elenco do Estrela Vermelha de 1990/1991
Goleiros
- Stevan Stojanović
- Željko Kaluđerović
- Milić Jovanović
Laterais direitos
- Refik Šabanadžović
Zagueiros
- Duško Radinović
- Miodrag Belodedici
- Ilija Najdoski
- Rade Tošić
Laterais esquerdos
- Slobodan Marović
- Goran Vasilijević
Volantes
- Siniša Mihajlović
- Goran Jurić
Meias
- Vladimir Jugović
- Robert Prosinečki
- Dejan Savićević
- Vlada Stošić
- Ivica Momčilović
- Ivan Adžić
- Dejan Joksimović
- Enes Bešić
Atacantes
- Darko Pančev
- Dragiša Binić
- Vladan Lukić
- Ljubiša Milojević
Técnicos
- Ljubomir Petrović