Na temporada 1991/1992, o Barcelona disputou o Troféu Joan Gamper, a Supercopa da Espanha, Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Espanhol.
Como de costume, o Barça começou a temporada com o Troféu Joan Gamper, torneio amistoso disputado no Estádio Camp Nou, em homenagem ao fundador, jogador e presidente do clube.
Na semifinal, a equipe catalã teve pela frente o Rapid Viena, da Áustria, e se classificou à final com uma goleada (4 a 1). Na finalíssima, os Culés enfrentaram o Olympique de Marselha e levantaram o troféu com uma vitória segura (3 a 0).
Os Blaugranas voltaram a ser campeões na Supercopa, diante do Atlético de Madrid. Os times se enfrentaram em jogos de ida e volta, com uma vitória do Barcelona em pleno Vicente Calderón (0 a 1) e empate jogando no Camp Nou (1 a 1).
Enquanto isso, na Copa do Rei, o Barça decepcionou sua torcida com uma eliminação precoce. A equipe catalã entrou nas oitavas de final e não passou disso, sendo eliminado pelo Valência, mesmo tendo vencido (2 a 4) no jogo de ida, fora de casa. Em casa, os Culés foram superados nos 90 minutos (0 a 2) e nas penalidades (4 a 5).
Europa Blaugrana
Naquela temporada, o Barcelona conquistou a Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história. Inicialmente, a equipe espanhola disputou as fases preliminares, em que superou Hansa Rostock e Kaiserslautern, ambos da Alemanha, e se garantiu na fase de grupos.
Os Culés entraram na Chave B do torneio, ao lado de Sparta Praga, da República Tcheca, Benfica, de Portugal, e o Dínamo Kiev, da Ucrânia. Com nove pontos somados, o Barça conseguiu a liderança do grupo, superando tchecos (seis pontos), portugueses (cinco pontos) e ucranianos (quatro pontos).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Com isso, os espanhóis conseguiram a vaga na decisão, para enfrentar a Sampdoria, da Itália, que surpreendeu e ficou com a liderança do Grupo A, à frente de Estrela Vermelha, da Sérvia, Anderlecht, da Bélgica, e Panathinaikos, da Grécia.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
A finalíssima aconteceu no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra. Foi um confronto muito disputado e o placar zerado se manteve nos 90 minutos, mas a vitória e conquista dos Blaugranas veio na prorrogação (0 a 1), com gol de falta do zagueiro-artilheiro Ronald Koeman.
Rei da Espanha
A equipe catalã conquistou também o Campeonato Espanhol, com direito a disputa ponto a ponto com o Real Madrid. O Barcelona conseguiu 55, enquanto o arquirrival 54, ou seja, diferença de apenas um. Na campanha, os Culés somaram 23 vitórias, nove empates e seis derrotas, em 38 rodadas, com 87 gols marcados e 37 sofridos, saldo positivo de 50.
Elenco do Barcelona de 1991/1992
Goleiros
- Andoni Zubizarreta
- Carles Busquets
Laterais direitos
- Albert Ferrer
- Cristóbal
Zagueiros
- Ronald Koeman
- Nando Muñoz
- Andoni Goikoetxea
- Miguel Ángel Nadal
- Ricardo Serna
- José Ramón Alexanko
Laterais esquerdos
- Juan Carlos
Volantes
- Eusebio Sacristán
- Pep Guardiola
Meias
- Michael Laudrup
- Guillermo Amor
- José Mari Bakero
- Richard Witschge
Atacantes
- Hristo Stoichkov
- Txiki Begiristáin
- Julio Salinas
Técnicos
- Johan Cruyff