Na temporada 1992/1993, o Olympique de Marselha disputou a Copa da França, a Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Francês.
Os Focenses começaram a temporada de forma negativa com a eliminação precoce na Copa da França. Após superar Martigues, Rouen, e Caen, na primeira e segunda fases, além das oitavas de final.
Entretanto, os Olímpicos foram superados nas quartas de final para o Saint-Étienne. Em jogo único, disputado no Stade Geoffroy-Guichard, a casa do adversário, os times empataram no tempo normal (1 a 1), mas o Verde e Branco venceu na prorrogação (2 a 1) e se classificou.
O Olympique teve seu ponto alto na Liga dos Campeões. Na edição 1992/1993, o Marselha conquistou o torneio pela primeira vez, pioneiro entre os clubes franceses. Inicialmente, o time entrou na fase eliminatória.
A equipe francesa encarou, na primeira eliminatória, o Glentoran, da Irlanda do Norte, e conseguiu a vaga na segunda com duas vitórias, uma fora (0 a 5) e outra em casa (3 a 0). O oponente foi o Dínamo Bucareste, da Romênia, e o Olympique de Marselha avançou à fase de grupos com um empate fora e vitória em casa (2 a 0).
Europa francesa!
Os Focenses entraram no Grupo A, ao lado de Rangers, da Escócia, Club Brugge, da Bélgica, e CSKA, da Rússia. Nesta edição, foram apenas duas chaves em que os dois primeiros colocados se enfrentavam na decisão.
Foi o caso dos Olímpicos, que ficaram em 1º no grupo, com nove pontos, superando os escoceses (oito pontos), belgas (cinco pontos) e russos (dois pontos). O adversário francês na finalíssima foi o Milan, da Itália, que liderou a Chave B, com 12 pontos.
Göteborg, da Suécia, Porto, de Portugal, e PSV, da Holanda, foram seus adversários. A finalíssima aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim, e o Olympique se sagrou campeão da Liga dos Campeões com uma vitória simples (1 a 0) sobre os italianos.
Campeão Francês
No Campeonato Francês, o Marselha atendeu às expectativas e se sagrou campeão em campo, com 55 pontos conquistados, com quatro a mais em relação ao 2º colocado, o Paris Saint-Germain, que somou 51. Em 38 rodadas, foram 23 vitórias, nove empates e seis derrotas, com 72 gols marcados e 36 sofridos, saldo positivo de 36.
Entretanto…
O Olympique de Marselha não teve muito tempo para comemorar devido a um escândalo. O volante Jean-Jacques Eydelie teria subornado três jogadores do Valenciennes, casos de Jorge Burruchaga, Christophe Robert e Jacques Glassman para que perdessem o confronto que definiria o campeão, fora de casa, jogo vencido pelos Focenses (0 a 1).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Como consequência, os Olímpicos perderam o título daquela edição, que havia sido o quinto consecutivo, e acabaram rebaixados à segunda divisão do Campeonato Nacional. Posteriormente, a equipe francesa ainda foi punida pela UEFA, que teve a conquista atual mantida, mas foi excluída da Liga dos Campeões da temporada seguinte.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Outra consequência foi a exclusão da Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes, em que enfrentaria o São Paulo. Quem ficou com a vaga foi o Milan, vice-campeão do Torneio Europeu. Jean-Pierre Bernes, diretor de futebol, acabou preso acusado de suborno de jogadores e, cerca de dois anos depois, Bernard Tapie, presidente do Olympique, também foi para a reclusão.
Elenco do Olympique de Marselha de 1992/1993
Goleiros
- Fabien Barthez
- Pascal Olmeta
Laterais direitos
- Jocelyn Angloma
- Manuel Amoros
Zagueiros
- Basile Boli
- Marcel Desailly
- Bernard Casoni
Laterais esquerdos
- Éric Di Meco
Volantes
- Didier Deschamps
- Jean-Jacques Eydelie
- Jean-Christophe Thomas
- Jean-Philippe Durand
Meias
- Abedi Pelé
- Franck Sauzée
- Martín Vázquez
- Jean-Marc Ferreri
- Igor Dobrovolski
Atacantes
- Alen Bokšić
- Rudi Völler
Técnicos
- Raymond Goethals