Na temporada 1996/1997, o Borussia Dortmund disputou a Supercopa da Alemanha, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Alemão.
Os aurinegros começaram a temporada de forma positiva com o título da Supercopa. No Carl-Benz-Stadion, superaram o Kaiserslautern nos pênaltis (3 a 4) após empate no tempo normal (1 a 1).
Entretanto, quando chegou na Copa da Alemanha, os prussianos deram um grande desgosto à torcida e foram eliminados ainda na primeira fase. O Borussia encarou o modesto SG Wattenscheid 09, empatou no tempo normal (3 a 3), mas perdeu na prorrogação (4 a 3).
Redenção na Europa
Se na competição nacional não foi nada bem, a redenção do Dortmund veio na Liga dos Campeões. A equipe alemã entrou no Grupo B, ao lado de Atlético de Madrid, da Espanha, Widzew Łódź, da Polônia, e Steua Bucareste, da Romênia.
O Borussia Dortmund se classificou na 2ª colocação, com 13 pontos, empatado com os espanhóis, que avançaram em 1º pelo saldo de gols (oito contra seis). Poloneses (quatro pontos) e romenos (quatro pontos) completaram a chave e foram eliminados.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Nas quartas de final, os aurinegros tiveram pela frente o Auxerre, da França, que superou com facilidade, com uma vitória em casa (3 a 1) e mais uma como visitante (0 a 1). Na semifinal, contra o Manchester United, da Inglaterra, os prussianos também avançaram com duas vitórias, uma no Signal Iduna Park (1 a 0) e outra no Old Trafford (0 a 1).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O adversário na decisão foi a Juventus, da Itália, a atual campeã. A finalíssima aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, ou seja, o Borussia jogou em seu país, e se sagrou campeão do torneio pela primeira vez na sua história com uma vitória convincente (3 a 1).
Boa campanha no Alemão
Embora não tenha brigado diretamente pelo título, o Dortmund protagonizou uma boa campanha no Campeonato Alemão. Precisamente, o time ficou na 3ª colocação, com 63 pontos, atrás do campeão Bayern de Munique (71 pontos) e do Bayer Leverkusen (69 pontos). Na campanha, os aurinegros somaram 19 vitórias, seis empates e nove derrotas em 34 rodadas, com 63 gols marcados e 41 sofridos, saldo positivo de 22.
Elenco do Borussia Dortmund de 1996/1997
Goleiros
- Stefan Klos
- Teddy de Beer
Laterais direitos
- Stefan Reuter
- Carsten Wolters
Zagueiros
- Jürgen Kohler
- Martin Kree
- Wolfgang Feiersinger
- Júlio César
- René Schneider
Laterais esquerdos
- Jörg Heinrich
- Steinar Pedersen
Volantes
- Paul Lambert
- Michael Zorc
- René Tretschok
- Matthias Sammer
- Steffen Freund
Meias
- Andreas Möller
- Lars Ricken
- Knut Reinhardt
- Paulo Sousa
- Vladimir But
- Frank Riethmann
Atacantes
- Karl-Heinz Riedle
- Heiko Herrlich
- Stéphane Chapuisat
- Ibrahim Tanko
- Jovan Kirovski
- Christian Timm
Técnicos
- Ottmar Hitzfeld