Em 2016 o Atlético Mineiro esteve na Florida Cup, Primeira Liga, Campeonato Mineiro, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
A Florida Cup, torneio realizado nos Estados Unidos, contou com o Atlético-MG pela primeira vez. Na ocasião, a equipe voltou ao Brasil sem tomar gols e com o troféu de campeão.
Na Primeira Liga o desempenho do time não foi satisfatório, com o esquema abaixo da média, a equipe não avançou da fase de grupos. Em contrapartida, no Campeonato Mineiro, o Alvinegro foi até a final contra o América-MG. Apesar de ter o artilheiro do campeonato, o atacante Robinho, com nove gols, o Coelho levou a melhor com o placar agregado de 3 a 2.
Na Libertadores, outra bola na trave. O duelo brasileiro entre o Galo e o São Paulo nas quartas de final acabou com o placar agregado de 2 a 2. Com a vantagem do gol fora de casa, o time paulista colocou ponto final na trajetória do mineiro na competição.
A Copa do Brasil empolgou o torcedor atleticano. O clube superou confrontos difíceis e chegou até a final junto ao Grêmio. O Tricolor Gaúcho venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e o empate em 1 a 1 não ajudou o Atlético-MG, que ficou com o vice.
A equipe se manteve nas primeiras posições no Brasileirão, apesar do número de competições importantes e o foco voltado para a Liberta. O Atlético-MG encerrou o ano na 4ª posição com 62 pontos e com gás para 2017, depois de tantos “quase lá”.
Elenco do Atlético-MG de 2016
Goleiro
- Victor
- Uilson
- Giovanni
- Cleiton
Laterais direitos
- Carlos César
- Marcos Rocha
- Patric
Zagueiros
- Edcarlos
- Erazo
- Gabriel
- Jesiel
- Leonardo Silva
- Ronaldo Conceição
Laterais esquerdos
- Fábio Santos
- Leonan
Volantes
- Júnior Urso
- Leandro Donizete
- Lucas Cândido
- Rafael Carioca
Meias
- Carlos Eduardo
- Cazares
- Dátolo
- Maicosuel
- Romulo Otero
- Yago
Atacantes
- Carlos
- ClaytonFred
- Hyuri
- Luan
- Lucas Pratto
- Robinho
- Fred
Técnico
- Roger Machado