O Avaí esteve em quatro competições em 2017: Primeira Liga, Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
O Catarinense começou bem para o time Azul. Campeão do primeiro turno, o time conseguiu classificação direta para a final, que seria disputada com a Chapecoense. As duas equipes fizeram, cada uma, um placar de 1 a 0 nos dois jogos. Por ter melhor desempenho durante a competição, a Chape ficou com o título estadual.
Na Primeira Liga, a equipe não chegou a se classificar no grupo em que estava.
A Copa do Brasil deixou o torcedor avaiano com sensação de que poderia ter sido melhor. O Avaí saiu na segunda fase após empatar em 1 a 1 com o Luverdense e perder a partida nos pênaltis.
No Brasileirão, o resultado não foi nada memorável. O Leão tentou partida a partida subir na tabela do campeonato, mas o conjunto de derrotas em casa e problemas técnicos custou a permanência na Série A. Ao final da temporada, o Avaí estagnou na 18ª posição com 43 pontos e acabou rebaixado para a Série B.
Um marco positivo do time no ano foi a conquista do jogador Marquinhos. O atleta da base azurra e peça fundamental do elenco, se tornou, nesse ano, o maior artilheiro do clube catarinense, com 58 gols.
Elenco do Avaí de 2017
Goleiros
- Koslinski
- Douglas
- Matheus
- Vitor Prada
Laterais direitos
- Leandro Silva
- Maicon
- Léo Felipe
- Gustavo Santos
Zagueiros
- Betão
- Alemão
- Maurício
- Gustavo
- Salazar
- Airton
- Henrique
Laterais esquerdos
- Capa
- Lucas Lovat
- João Paulo
Volantes
- Luan
- Simião
- Fernandinho
- Jusdon
- Lucas Otávio
Meias
- Marquinhos
- Pedro Castro
- Juan
- Caio César
- Lourenço
Atacantes
- Júnior Dutra
- Rômulo
- Toshi
- Willians Santana
- Diego Tavares
- Vitor
- Devid
- Joel
Técnico
- Claudinei Oliveira