A Chapecoense participou de oito competições em 2017: Primeira Liga, Campeonato Catarinense, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga, Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.
Após a tragédia que tirou a vida de atletas e outros profissionais no ano anterior, 2017 foi o ano que o time catarinense lutou para se reerguer.
O Campeonato Catarinense, dessa vez, teve um sentimento diferente. A equipe recém-estruturada enfrentou o Avaí na final. Após vencer por 1 a 0 fora de casa e perder por 1 a 0 na Arena Condá, o regulamento que previa vantagem para a melhor campanha fez a Chape campeã, e alimentou a esperança de um time pronto para o recomeço.
A Recopa Sul-Americana, competição que participa o campeão da Libertadores da América contra o campeão da Copa Sul-Americana, foi protagonizada pelo Atlético Nacional e pelo Alviverde. Na Arena Condá os brasileiros ganharam o jogo por 2 a 1, mas na volta realizada na Colômbia, os donos da casa fizeram 4 a 1 no placar e ficaram com o título.
Na Primeira Liga a passagem foi curta, apenas a fase de grupos foi contemplada. Outra passagem rápida foi pela Copa Suruga, disputada entre o campeão da Sul-Americana e o campeão do Campeonato Japonês. Na ocasião, a Chapecoense enfrentou o Urawa Red Diamonds e perdeu por 1 a 0.
Na Copa do Brasil o time enfrentou o time mineiro, Cruzeiro. O placar magro de 1 a 0 eliminou a Chape. Já na Liberta, a escalação irregular do zagueiro Luiz Carlos custou o sonho de continuar na competição.
No Campeonato Brasileiro a Chapecoense fechou a temporada na 8ª colocação e conseguiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte.
Elenco da Chapecoense de 2017
Goleiros
- Artur Moraes
- Elias
- Jandrei
Laterais direitos
- João Pedro
- Emilio Zeballos
- Apodi
Zagueiros
- Douglas Grolli
- Neto
- Fabrício Bruno
- Luiz Otávio
- Douglas
Laterais esquerdos
- Reinaldo
- Diego Renan
- Douglas
- Alan Ruschel
Volantes
- Moisés Ribeiro
- Héctor Canteros
- Luiz Antônio
- Amaral
- Lucas Mineiro
- Elicarlos
Meias
- Moisés Gaúcho
- Dodô
- Lucas Marques
- Seijas
- Nadson
- Fernando Guerrero
Atacantes
- Cristian Penilla
- Wellington Paulista
- Túlio de Melo
- Arthur Caike
- Osmar Júnior
- Júlio César
- Pelézinho
- Rossi
Técnico
- Gilson Kleina