Na temporada 2013/2014, o Real Madrid disputou o Troféu Santiago Bernabéu, o Troféu Teresa Herrera, a Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Espanhol.
A equipe espanhola começou de forma positiva vencendo o Troféu Santiago Bernabéu, torneio amistoso em homenagem ao ex-presidente do clube, que batiza o estádio. Na ocasião, os merengues golearam o Al-Sadd, do Catar (5 a 0).
Seguindo em clima de pré-temporada, o Rei da Europa também se deu bem no Troféu Teresa Herrera, tradicional torneio amistoso realizado na cidade da Corunha, na Espanha. O adversário em questão foi o Desportivo, no Estádio Municipal de Riazor, e os madridistas golearam (0 a 4).
Na Copa do Rei, o Real Madrid levantou troféu em grande estilo, superando o arquirrival na decisão. Anteriormente, superou Olímpic Xàtiva, Osasuna, Espanyol e Atlético de Madrid, na quarta fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal. Na final, os madridistas superaram o Barcelona (2 a 1), no Estádio de Mestalla.
‘La Décima!’
A equipe espanhola garantiu mais um título na temporada com a Liga dos Campeões, no que foi sua 10ª conquista na história do torneio. Na fase de grupos, os merengues entraram no Grupo B, ao lado de Galatasaray, da Turquia, Juventus, da Itália, Copenhagen, da Dinamarca.
Com 16 pontos, o Rei da Europa conseguiu a 1ª posição na chave, superando turcos (sete pontos), italianos (seis pontos) e dinamarqueses (quatro pontos). Nas oitavas de final, o Real Madrid passou com muita facilidade sobre o Schalke 04, da Alemanha, com uma goleada fora (1 a 6) e vitória simples em casa (3 a 1).
Nas quartas de final, o adversário foi o Borussia Dortmund, da Alemanha, e embora tivesse vencido com tranquilidade no jogo de ida (3 a 0), no Santiago Bernabéu, o confronto de volta, no Signal Iduna Park, os alemães venceram (2 a 0) e quase alcançaram o placar necessário (2 a 0).
Mesmo assim, o Rei da Europa se classificou. Na semifinal, outra equipe alemã pela frente, agora o Bayern de Munique. Desta vez, os espanhóis conseguiram a vaga com mais folga, com vitórias dentro (1 a 0) e fora de casa (0 a 4). Na final, o Real Madrid encarou o rival Atlético de Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
Foi um confronto eletrizante que era vencido pelo adversário até os acréscimos, mas os merengues conseguiram o empate (1 a 1), o que levou a decisão para a prorrogação. Abalado emocionalmente, os Colchoneros não se saíram bem no tempo adicional e o Real aproveitou para golear (4 a 1), resultado que garantiu ‘La Décima’.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Grande campanha, mas sem conquista
Por muito pouco o Real Madrid não garantiu mais um troféu no Campeonato Espanhol. Em disputa acirrada pelo título até a última rodada, o Rei da Europa terminou na 3ª colocação, com 87 pontos, empatado na pontuação do Barcelona, o 2º colocado, mas o rival tinha um saldo de gols melhor (67 contra 66).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O campeão daquela edição foi o Atlético de Madrid, que somou 90 pontos, ou seja, três a mais em relação aos outros dois. Os merengues, por sua vez, terminaram as 38 rodadas da competição com 27 vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 104 gols marcados e 38 sofridos.
Elenco do Real Madrid de 2013/2014
Goleiros
- Diego López
- Iker Casillas
- Jesús Fernández
Laterais direitos
- Dani Carvajal
- Álvaro Arbeloa
Zagueiros
- Sergio Ramos
- Pepe
- Raphaël Varane
- Nacho Fernández
Laterais esquerdos
- Marcelo
- Fábio Coentrão
Volantes
- Xabi Alonso
- Asier Illarramendi
- Sami Khedira
- Casemiro
Meias
- Luka Modrić
- Isco
Atacantes
- Cristiano Ronaldo
- Gareth Bale
- Karim Benzema
- Ángel Di María
- Álvaro Morata
- Jesé Rodríguez
Técnicos
- Carlo Ancelotti