Na temporada 2017/2018, o Real Madrid disputou a Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha, o Troféu Santiago Bernabéu, Copa do Rei, Mundial de Clubes, Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.
Os Merengues começaram com o pé direito vencendo a Supercopa da Europa. O adversário em questão foi o Manchester United, da Inglaterra, na Arena Toše Proeski, situado em Escópia, na Macedónia do Norte. Os espanhóis foram campeões com uma vitória apertada sobre os ingleses (2 a 1).
Posteriormente, o Rei da Europa também venceu a Supercopa da Espanha. Pela frente, o oponente foi ninguém menos que o arquirrival Barcelona. Em jogos de ida e volta, os Galácticos foram campeões com uma vitória no Camp Nou (1 a 3) e outra no Santiago Bernabéu (2 a 0).
No Troféu Santiago Bernabéu, torneio amistoso disputado todos os anos, em homenagem ao ex-presidente do Real Madrid, que batiza o seu estádio, mais um triunfo. Diante da Fiorentina, a equipe espanhola venceu a Fiorentina (2 a 1), da Itália.
Decepção no Bernabéu
O Rei da Europa viveu seu pior momento na temporada na Copa do Rei. Após eliminar Fuenlabrada e Numancia, na quarta fase e oitavas de final, acabou não tendo o mesmo sucesso nas quartas de final. Os Merengues foram superados pelo modesto Leganés depois de vencer o jogo de ida (0 a 1), fora de casa, mas perdeu em seu estádio (1 a 2) e caiu pelo critério de gol fora.
No topo do mundo novamente
No Mundial de Clubes, disputado nos Emirados Árabes Unidos, o Real Madrid reencontrou o caminho dos títulos. Na semifinal, os madridistas superaram o Al-Jazira (1 a 2), anfitrião do torneio, e avançaram à final. O oponente foi o brasileiro Grêmio, que eliminou o Pachuca, do México, na semifinal.
O confronto entre os campeões da Europa e América do Sul não teve um placar elástico, mas o domínio dos Galácticos aconteceu durante quase todos os 90 minutos, pela disparidade técnica. No fim, os Merengues venceram de forma magra (1 a 0) e garantiram mais um título mundial para a galeria.
13 vezes Rei
Campeão nas duas edições passadas, a equipe espanhola voltou a repetir a dose pela terceira vez consecutiva. Inicialmente, o Real Madrid não se saiu tão bem assim e se classificou apenas em 2º no Grupo H, com 13 pontos, atrás do Tottenham (16 pontos), da Inglaterra, Borussia Dortmund (dois pontos), da Alemanha, e APOEL (dois pontos), do Chipre.
Nas oitavas de final, os Merengues superaram o Paris Saint-Germain, da França, com duas vitórias, uma no Santiago Bernabéu (3 a 1) e outra no Parque dos Príncipes (1 a 2). Nas quartas de final, embora tenha vencido a Juventus, da Itália, na ida com muita tranquilidade (0 a 3), fora de casa, os madridistas por pouco não foram eliminados em casa com uma derrota (1 a 3).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Os espanhóis passaram por cima das dificuldades e se garantiram na semifinal. O novo adversário foi o Bayern de Munique, da Alemanha, e o Rei da Europa se classificou com dificuldade diante da poderosa equipe alemã, com uma vitória na Allianz Arena (1 a 2) e empate no Santiago Bernabéu (2 a 2).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
Na decisão, o Real Madrid encarou o Liverpool, da Inglaterra, que na outra semifinal superou a Roma, da Itália. A final foi disputada no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. Embora os ingleses vivessem grande momento, quem levou a melhor mesmo foram os espanhóis (3 a 1), que garantiram a 13ª conquista de Liga dos Campeões em sua história.
Não tão bem na Espanha
O Rei da Europa, no entanto, não conseguiu levantar o troféu do Campeonato Espanhol mais uma vez. Embora tenha feito uma campanha bem positiva, somando 76 pontos, terminou apenas em 3º, atrás de Barcelona, que com 93 se sagrou campeão, além do Atlético de Madrid, o 2º na tabela com 79. Os Galácticos somaram 22 vitórias, 10 empates e seis derrotas nas 38 rodadas, com 94 gols marcados e 44 sofridos, um saldo positivo de 50.
Elenco do Real Madrid de 2017/2018
Goleiros
- Keylor Navas
- Kiko Casilla
- Luca Zidane
Laterais direitos
- Dani Carvajal
- Achraf Hakimi
Zagueiros
- Sergio Ramos
- Raphaël Varane
- Nacho Fernández
- Jesús Vallejo
Laterais esquerdos
- Marcelo
- Theo Hernández
Volantes
- Casemiro
- Mateo Kovačić
- Marcos Llorente
Meias
- Luka Modrić
- Toni Kroos
- Isco
- Dani Ceballos
Atacantes
- Cristiano Ronaldo
- Gareth Bale
- Karim Benzema
- Marco Asensio
- Lucas Vázquez
- Borja Mayoral
Técnicos
- Zinédine Zidane