Na temporada 2016/2017, o Real Madrid disputou a Supercopa da Europa, o Troféu Santiago Bernabéu, a Copa do Rei, o Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Espanhol.
Os madridistas começaram a temporada de forma positiva com a conquista da Supercopa da Europa. Em jogo único no Lerkendal Stadion, na Noruega, superaram o compatriota Sevilla, na prorrogação (3 a 2), após empate no tempo normal (2 a 2).
Posteriormente, os Merengues também venceram o Troféu Santiago Bernabéu, torneio amistoso disputado todos os anos, em homenagem ao ex-presidente do Real Madrid, que batiza o seu estádio. Na ocasião, a equipe espanhola venceu o Stade de Reims (5 a 3), da França.
O Rei da Europa não repetiu o feito na Copa do Rei. Depois de eliminar Cultural Leonesa e Sevilla, na quarta fase e oitavas de final, o time foi superado pelo Celta de Vigo, com uma derrota em casa (1 a 2) e empate fora (2 a 2).
No Mundial de Clubes, disputado no Japão, equipe espanhola levantaram troféu. A princípio, superou o América, do México, na semifinal (2 a 0), e enfrentou o anfitrião Kashima Antlers na finalEm partida equilibrada, os times empataram no tempo normal (2 a 2), os madridistas venceram na prorrogação (4 a 2) e foram campeões.
12 vezes Madrid!
O Real Madrid voltou a ser feliz na Liga dos Campeões. Vencedor na edição anterior, o título voltou para a capital da Espanha pelo segundo ano consecutivo. Inicialmente, os madridistas não foram tão bem e se classificaram em 2º no Grupo F, com 12 pontos, atrás do Borussia Dortmund (14 pontos), da Alemanha. Legia Warszawa (quatro pontos), da Polônia, e Sporting (três pontos), de Portugal, completaram a chave.
A história começou a mudar para os Merengues no mata-mata. Nas oitavas de final, superou o Napoli, da Itália, com duas vitórias pelo mesmo placar (3 a 1), a primeira no Santiago Bernabéu e a segunda no Estádio Diego Armando Maradona. Nas quartas de final, o Rei da Europa teve pela frente ninguém menos que o Bayern de Munique, da Alemanha.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Entretanto, os Galácticos passaram pelo adversário também com dois triunfos, um na Allianz Arena (1 a 2) e outro no Santiago Bernabéu (4 a 2). O Real Madrid encarou, na semifinal, o seu compatriota e rival da cidade, o Atlético de Madrid, e abriu o caminho para a classificação com uma vitória expressiva (3 a 0). Nem mesmo a derrota fora (2 a 1) impediu a vaga dos Merengues na final.
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O adversário na decisão foi a Juventus, da Itália, que havia eliminado o Monaco, da França. A finalíssima aconteceu no Millennium Stadium, em Cardiff, País de Gales. O confronto teve um primeiro tempo equilibrado, com o placar empatado (1 a 1), mas, na segunda etapa, o Real Madrid se impôs, transformou o placar em goleada (4 a 1) e se sagrou campeão da Liga dos Campeões pela 12ª vez.
Reis da Espanha
Quem pensa que os madridistas pararam por aí, se engana. Com uma grande campanha, o Rei da Europa também reinou em seu país e venceu o Campeonato Espanhol. Foram 93 pontos conquistados, três a mais em relação ao 2º colocado, Barcelona, com 93. Foram 29 vitórias, seis empates e três derrotas nas 38 rodadas, com 106 gols marcados e 41 sofridos, saldo positivo de 65.
Elenco do Real Madrid de 2016/2017
Goleiros
- Keylor Navas
- Kiko Casilla
- Rubén Yáñez
Laterais direitos
- Dani Carvajal
- Danilo
Zagueiros
- Sergio Ramos
- Raphaël Varane
- Nacho Fernández
- Pepe
Laterais esquerdos
- Marcelo
- Fábio Coentrão
Volantes
- Casemiro
- Mateo Kovačić
Meias
- Luka Modrić
- Toni Kroos
- James Rodríguez
- Isco
Atacantes
- Cristiano Ronaldo
- Karim Benzema
- Gareth Bale
- Álvaro Morata
- Marco Asensio
- Lucas Vázquez
- Mariano Díaz
Técnicos
- Zinédine Zidane