Na temporada 2019/2020, o Paris Saint-Germain, ou simplesmente PSG, disputou a Supercopa da França, Copa da Liga Francesa, Copa da França, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Francês.
O PSG começou a temporada de forma positiva com a conquista da Supercopa. Jogando no Shenzhen Universiade Sports Centre, na China, a equipe parisiense venceu o Rennes (2 a 1), em jogo único, e se sagrou campeã.
Na Copa da Liga Francesa, o Vermelho e Azul superou Le Mans, Saint-Étienne e Stade de Reims nas oitavas de final, quartas de final e semifinal do torneio. Na decisão, enfrentou o Lyon e empatou sem gols (0 a 0) no Stade de France, o que levou a final para os pênaltis, vencida pelo PSG (6 a 5).
A história foi semelhante na Copa da França. Inicialmente, o Paris Saint-Germain superou Linas-Montlhery, Lorient, Pau FC, Dijon e Lyon na 32-avos-de-final, 16-avos-de-final, oitavas de final, quartas de final e semifinal, respectivamente, e avançou à final. O adversário foi o Saint-Étienne e o Vermelho e Azul garantiu mais um título com uma vitória apertada (1 a 0).
Feito histórico
O PSG conseguiu um feito histórico naquela edição de Liga dos Campeões. A equipe conquistou o 1º lugar no Grupo A, com 16 pontos, à frente de Real Madrid (16 pontos), da Espanha, Club Brugge (três pontos), da Bélgica, e Galatasaray (dois pontos), da Turquia.
No mata-mata, a equipe francesa passou pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, com uma derrota fora (2 a 1) e vitória em casa (2 a 0). Devido a pandemia de Covid-19, que estava no início, a fase final do torneio foi disputada em jogos únicos, em Portugal. Nas quartas de final, o Paris Saint-Germain passou pela Atalanta (1 a 2), da Itália, no Estádio da Luz.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Vermelho e Azul teve pela frente o Red Bull Leipzig, da Alemanha, na semifinal e se classificou com uma vitória contundente (3 a 0), no mesmo estádio. Foi a primeira vez que o PSG disputaria uma final de Liga dos Campeões. No entanto, as coisas não saíram como esperado e a equipe francesa perdeu para o Bayern de Munique, da Alemanha, por um placar mínimo (0 a 1) e disse adeus ao sonho do título europeu.
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
Tudo normal na França
Dominante nacionalmente desde que ficou rico, o Paris Saint-Germain voltou a ser campeão do Campeonato Francês, em edição impactada pela pandemia. Foram disputadas apenas 28 rodadas da competição, encerrada antes do tempo por decisão dos clubes com a Federação Francesa de Futebol (FFF).
O Vermelho e Azul, que terminou com 27 partidas, uma a menos em comparação a grande parte dos adversários, somou um total de 68 pontos, em 22 vitórias, dois empates e três derrotas, ainda com 75 gols marcados e 24 sofridos, saldo positivo de 51. O Olympique de Marselha, 2º na tabela, encerrou a trajetória com 56 pontos.
Elenco do PSG de 2019/2020
Goleiros
- Keylor Navas
- Sergio Rico
- Alphonse Aréola
- Marcin Bulka
Laterais direitos
- Thomas Meunier
- Colin Dagba
Zagueiros
- Thiago Silva
- Marquinhos
- Abdou Diallo
- Presnel Kimpembe
- Thilo Kehrer
- Tanguy Nianzou
Laterais esquerdos
- Juan Bernat
- Layvin Kurzawa
- Mitchel Bakker
Volantes
- Gana Gueye
- Marco Verratti
- Leandro Paredes
Meias
- Julian Draxler
- Ander Herrera
- Adil Aouchiche
Atacantes
- Neymar Jr
- Kylian Mbappé
- Edinson Cavani
- Ángel Di María
- Mauro Icardi
- Pablo Sarabia
- Choupo-Moting
Técnicos
- Thomas Tuchel