Na temporada 2011/2012, o Manchester City disputou a Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra, Liga dos Campeões, Liga Europa e o Campeonato Inglês.
Os Citizens começaram de forma negativa na decisão da Supercopa. Em jogo único contra o Manchester United, disputado no Estádio Wembley, os Azuis Celestes foram superados de virada em confronto movimentado (3 a 2), e viram os Diabos Vermelhos serem campeões.
Na Copa da Liga Inglesa, o Manchester City realizou uma boa campanha. Inicialmente, os Citizens superaram Birmingham City, Wolverhampton Wanderers e Arsenal, na terceira fase, quarta fase e quartas de final.
Chegando na semifinal, os Azuis Celestes enfrentaram o Liverpool. Com uma derrota no confronto de ida (0 a 1), no Etihad Stadium, e empate na volta (2 a 2), no Anfield Road, o City foi eliminado do torneio.
Quanto a Copa da Inglaterra, os Citizens, porém, não foram muito longe. Na verdade, o City foi eliminado ainda diante do primeiro adversário, o United, que já havia sido algoz na Supercopa. Os Diabos Vermelhos venceram em jogo movimentado (2 a 3), em pleno Etihad Stadium, e avançaram na terceira fase.
Competições Europeias
Na Liga dos Campeões, o Manchester City ficou em 3º no Grupo A, com 10 pontos, atrás de Bayern de Munique (13 pontos), da Alemanha, e do Napoli (11 pontos), da Itália. Os Citizens ficaram à frente apenas do Villarreal (zero ponto), da Espanha.
Com essa colocação, a equipe inglesa não conseguiu vaga no mata-mata do torneio, foi eliminada, mas se garantiu na Liga Europa. Os Azuis Celestes entraram na fase dezesseis-avos-de-final para encarar o Porto, de Portugal, campeão na edição passada.
O City se classificou com uma vitória no Estádio do Dragão (1 a 2), e goleada no Etihad Stadium (4 a 0). Nas oitavas de final, entretanto, foi superado pelo Sporting, de Portugal, com uma derrota no Estádio José Alvalade (1 a 0), e vitória em casa (3 a 2), mas acabou eliminado pelo critério de gol fora.
Que momento!
O ponto alto na temporada do Manchester City aconteceu no Campeonato Inglês, a famosa Premier League. Os Citizens realizaram uma ótima campanha, brigando pelo título até a última rodada com o Manchester United, que foi uma pedra no seu sapato em competições anteriores.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Entretanto, desta vez, os Azuis Celestes levaram a melhor, mas não foi nada fácil. Na última rodada da competição, o City venceu o Queens Park Rangers de virada (3 a 2), com dois gols nos acréscimos, e voltou a ser campeão inglês após 44 anos. A última conquista, portanto, havia sido na edição de 1968.
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
Na campanha, o Manchester City somou 89 pontos, assim como o United, que empatou também no número de vitórias (28 cada), empates (cinco cada) e derrotas (cinco cada). No entanto, o Manchester levou a melhor no saldo de gols (64 contra 56). Foram 93 gols marcados e 29 gols sofridos, que deram o melhor ataque e defesa da competição aos Azuis Celestes.
Elenco do Manchester City de 2011/2012
Goleiros
- Joe Hart
- Costel Pantilimon
- Stuart Taylor
Laterais direitos
- Micah Richards
- Pablo Zabaleta
Zagueiros
- Vincent Kompany
- Joleon Lescott
- Kolo Touré
- Stefan Savić
- Nedum Onuoha
Laterais esquerdos
- Gaël Clichy
- Aleksandar Kolarov
Volantes
- Gareth Barry
- Nigel de Jong
- Owen Hargreaves
Meias
- David Silva
- Yaya Touré
- Samir Nasri
- James Milner
- David Pizarro
- Abdul Razak
Atacantes
- Sergio Agüero
- Edin Džeko
- Mario Balotelli
- Adam Johnson
- Carlos Tévez
Técnicos
- Roberto Mancini