Na temporada 2012, o Palmeiras disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Verdão começou de forma mediana. Inicialmente, ficou em 5º lugar na fase de classificação, com 36 pontos, e garantiu vaga nas quartas de final da competição.
Corinthians (46 pontos), São Paulo (43 pontos), Santos (39 pontos) e Guarani (36 pontos) ficaram à frente do Alviverde. Mogi Mirim (35 pontos), Bragantino (29 pontos) e Ponte Preta (28 pontos) fecharam a lista de oito classificados.
O Porco, no entanto, não passou nas quartas de final. O adversário em questão foi o Bugre que, em jogo único, disputado no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, venceu (3 a 2) e se garantiu na semifinal.
Na Copa do Brasil, no entanto, a história foi totalmente diferente. Embora não fosse apontado como um dos favoritos, pelo elenco que tinha à disposição, os comandados de Luiz Felipe Scolari, o histórico Felipão, deram a volta por cima.
Inicialmente, o Palmeiras superou Coruripe-AL e Horizonte-CE, na primeira e segunda fase. Depois, passou por Paraná, Athletico-PR e Grêmio, nas oitavas, quartas e semifinal do torneio. Na decisão, o Verdão teve pela frente o Coritiba e se sagrou campeão com uma vitória na Arena Barueri (2 a 0), em empate no Couto Pereira.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Quanto a Sul-Americana, o Alviverde Paulista entrou na segunda fase. Diante do compatriota Botafogo, o Verdão venceu no jogo de ida (2 a 0), em casa, perdeu no confronto de volta (3 a 1), no Estádio Nilton Santos, e se classificou pelo critério de gol fora de casa.
Nas oitavas de final, no entanto, o Palmeiras acabou eliminado pelo Millonarios, da Colômbia. O Porco até venceu bem no jogo de ida (3 a 1), no Estádio do Pacaembu, mas foi superado na volta (3 a 0), no El Campín, em Bogotá, e se despediu da competição.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Em relação ao Campeonato Brasileiro, a equipe paulista teve seu grande ponto baixo naquele ano. Com uma péssima campanha do início ao fim, o Verdão foi rebaixado à segunda divisão nacional, com apenas 34 pontos somados, que renderam a 18ª posição na tabela.
Na campanha, o Palmeiras somou nove vitórias, sete empates e 22 vitórias nas 38 rodadas, com 39 gols marcados e 54 sofridos, saldo negativo de 15. Apenas Atlético-GO (30 pontos) e Figueirense (30 pontos) foram piores que o Alviverde. O Sport, com 41, fechou a lista de rebaixados à Série B.
Elenco do Palmeiras de 2012
Goleiros
- Bruno
- Deola
- Raphael Alemão
Laterais direitos
- Cicinho
- Artur
Zagueiros
- Henrique
- Maurício Ramos
- Leandro Amaro
- Thiago Heleno
- Adalberto Román
- Chico
- Wellington
- Luiz Gustavo
Laterais esquerdos
- Juninho
- Fernandinho
- Gerley
- Leandro
Volantes
- Márcio Araújo
- João Vitor
- Corrêa
- João Denoni
- Tinga
Meias
- Marcos Assunção
- Jorge Valdivia
- Mazinho
- Daniel Carvalho
- Patrik Silva
- Tiago Real
- Patrick Vieira
- Wesley
- Pedro Carmona
- Felipe Silva
- Bruno Dybal
Atacantes
- Hernán Barcos
- Maikon Leite
- Luan
- Obina
- Betinho
- Vinícius
- Ricardo Bueno
- Fernandão
Técnicos
- Luiz Felipe Scolari
- Gilson Kleina