Após anos da Democracia Corintiana sob a liderança de Sócrates, o ano de 1990 foi marcado pelo primeiro título do Campeonato Brasileiro do Timão. Além da taça nacional, o time conduzido por Neto também disputou o Campeonato Paulista.
No início da temporada, o regulamento do Paulista somava os pontos da primeira fase (disputa entre times de outros grupos), e da segunda fase (disputa dentro do grupo). O Corinthians avançou para a terceira parte do campeonato em 1º.
Os doze melhores foram divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada chave seguiam para a final. Por uma diferença de apenas um ponto, o Timão ficou atrás do Bragantino, que seria campeão.
Com o começo de ano frustrante, o Alvinegro partiu para o Campeonato Brasileiro, que daria uma das maiores alegrias de sua história. Como mandava o regulamento da época, 20 clubes de todo Brasil foram divididos em dois grupos para uma disputa de turno único.
Nas 10 primeiras rodadas os confrontos eram contra times da outra chave, as outras nove eram dentro do próprio grupo. Os quatro melhores de cada grupo iam para o mata-mata. No grupo A, o Corinthians avançou conquistando a segunda colocação.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Nas quartas de final, o adversário foi o Atlético-MG. O primeiro confronto em Minas Gerais terminou com vitória do Corinthians (2 a 1). Na volta, os paulistas seguraram o empate (0 a 0) e seguiram na competição.
Já na semifinal a vitória se repetiu contra o Bahia (2 a 1). O empate sem gols no segundo jogo levou o Corinthians para a tão esperada final.
Na finalíssima, o Alvinegro do Parque São Jorge encontrou um velho conhecido: o São Paulo. O Tricolor tinha feita uma campanha complicada, eliminou Santos e Grêmio com placares magros.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A partida de ida foi no Morumbi, diante de mais de 85 mil torcedores. Apesar do grande número de são-paulinos, o Timão não se intimidou e decidiu o jogo já no início (1 a 0).
A segunda partida foi novamente no Morumbi, porém como mando alvinegro. As 100 mil pessoas viram Tupãzinho fazer o único gol da partida e consagrar o primeiro título da competição da equipe paulista (1 a 0). Corinthians campeão brasileiro de 1990.
Elenco do Corinthians de 1990
Goleiro
- Ronaldo Giovanelli
- Wilson
- Dagoberto
Laterais direitos
- Giba
- Pardal
Zagueiros
- Marcelo Dijan
- Guinei
- Dama
- Ari Bazão
- Moretti
Laterais esquerdos
- Jacenir
- Gérson
Volantes
- Wilson Mano
- Ezequiel
- Jairo Scheid
Meias
- Neto
- Eduardo Lobinho
- Márcio Bittencourt
- Tupãzinho
- Mauro
- Alê
- Wagner Paulista
- Fernando
Atacantes
- Dinei
- Valmir
- Fabinho
- Télson
- Marcos Roberto
- Angelo
- Mauro
- Guina
- Juarez
- Paulo Sérgio
- Viola
Técnico
- Nelsinho Baptista